Como deixar a rotina de estudos mais divertida
Estudar para um concurso ou vestibular não precisa ser cansativo. Veja aqui algumas formas de deixar a rotina de estudos mais divertida e aumente os seus conhecimentos!...
Publicado em
Por Redação CGN
Para quem está estudando para vestibulares ou concursos, uma das coisas que ajuda a proporcionar resultados positivos é uma rotina organizada de estudos, além de muita dedicação.
Mas, é preciso cuidar da saúde mental pois esse processo pode ser muito desgastante. Além disso, é necessário tomar atitudes para evitar a ansiedade e estresse, que pode resultar em uma depressão.
Incluir atitudes que deixem a rotina de estudos mais fácil, leve e divertida, potencializando o aprendizado e cuidando da saúde mental é possível. Veja!
Formas para deixar a rotina de estudos mais divertido
Olhar para os livros e se sentir desmotivado não é bom, afinal, o conhecimento é necessário para passar em um concurso. Então como se sentir motivado a estudar?
Embora muitas pessoas fiquem com a máxima de que estudar não é divertido, acabando por não conseguir memorizar o conteúdo, esse conceito é um equívoco. Afinal, estudar pode sim ser divertido, desde que você faça uso dos meios certos.
Ao investir em uma rotina de estudos mais divertida, é possível reter mais informações e por um tempo maior. Além disso, ao tornar a experiência de estudos mais gostosa, você induz o seu cérebro de que estudar é gostoso.
Assim, estará sempre pronto a encarar novos desafios, tornando o momento de obter conhecimentos mais empolgante. Quer saber como deixar a rotina de estudos mais divertida? Anote!
1) Jogos online
Os jogos podem ajudar a reduzir o estresse e ansiedade, potencializando o raciocínio lógico, essencial para estudos e a realização de provas e concursos. Os cassinos online trazem jogos de caça-níquel, roleta, entre outras modalidades que é necessário muito raciocínio lógico e estratégico. Além disso, podem ajudar a render prêmios em dinheiro, que é sempre um ótimo incentivo.
Jogos de raciocínio lógico e estratégia estão disponíveis em diversos dispositivos, em inúmeros títulos e assuntos. Além disso, existem jogos para desenvolver o pensamento rápido e reflexo, por exemplo, os passatempos já conhecidos como as palavras-cruzadas e sudoku.
2) Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro também ajudam em diversos aspectos, mas o fato de ser “offline” pode ajudar na atenção, para não se distrair com outras coisas presentes nos dispositivos virtuais que podem desviar a atenção.
Muitas pessoas que gostam de jogos de tabuleiro afirmam que os benefícios podem se estender tanto para os estudos, quanto para a vida profissional. O hábito de refletir sobre as perdas e ganhos podem ajudar no mundo corporativo, além de reduzir o estresse da rotina de estudos.
Existem jogos que, além da atenção e raciocínio lógico, podem ensinar assuntos específicos, por ter temas como história, arte, geografia como o conhecido “War”, além de matemática, como “Banco Imobiliário”, um dos jogos de tabuleiro mais jogados do mundo.
3) Séries e Filmes
Para estudantes de concursos de temas específicos, existem inúmeras séries e filmes disponíveis.
Estas ajudam os estudantes a se aprofundarem no universo e facilitar o aprendizado.
Por exemplo, para as pessoas que estão estudando para a prova da OAB, existem muitos seriados que mostram o cotidiano do mundo jurídico em diversos aspectos. Além de ser um momento de relaxamento, as séries e filmes podem ensinar de uma maneira divertida.
No caso das séries jurídicas, o ideal é verificar os casos apresentados nos episódios e pesquisar as leis envolvidas. Assim, aproveita para montar uma defesa como se fosse o advogado responsável.
Existem inúmeras séries históricas que refletem um pequeno período em determinados locais, podendo ajudar a estudar casos específicos. Séries, filmes e documentários que podem ajudar a estudar sobre o início dos tempos, história do Brasil ou do mundo, ou eventos e fases específicas como nazismo de Hitler, a Ditadura Militar no Brasil, entre outros episódios históricos.
As que mostram fases da arte e artistas específicos, contando mais sobre sua vida e sobre sua obra. Entre elas, Frida Kahlo, até artistas contemporâneos como os músicos Elton John e Freddie Mercury.
4) Músicas
Existem pessoas que só conseguem se concentrar com a ajuda de música, que o silêncio faz a mente desviar a atenção. O ideal nesses casos é escolher uma música instrumental ou que não seja de uma banda ou músico favorito.
Existem diversas listas de reprodução prontas nos softwares de streaming específicas para inspiração e criatividade, além de potencializarem a atenção. Essa prática torna os estudos mais leves e divertidos, além de reduzir a ansiedade e estresse.
5) Mudança de ambiente
Mude o ambiente dos estudos para uma biblioteca, café, praça ou parque, para que saia da rotina e potencialize os estudos.
Assim tudo fica mais leve e pode trazer melhores resultados. Então, preparado para reter conhecimentos, deixando a rotina de estudos mais divertida?
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou