CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Trem de carga descarrila e é incendiado no Chile em meio a conflito indígena

O ataque ao trem, que transportava celulose para a fabricação de papel, aconteceu na região da Macrozona Sul de Vitória, que estava em Estado de exceção...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Um trem de carga descarrilou e algumas de suas unidades de carga foram incendiadas por desconhecidos no sul do Chile nesta terça-feira, 2, disseram as autoridades, em meio a tensões entre o Estado e o grupo indígena local mapuche que exige a devolução de terras ancestrais. Não há informações sobre vítimas.

O ataque ao trem, que transportava celulose para a fabricação de papel, aconteceu na região da Macrozona Sul de Vitória, que estava em Estado de exceção devido ao conflito. “Há máquinas e locomotivas queimadas que transportavam celulose de Valdivia para a região de Concepcion”, disse aos repórteres Victor Manoli, delegado na região.

Imagens dos vagões descarrilados e ainda fumegantes circularam nas redes sociais e na TV local. “Devemos reconhecer que o que tivemos hoje foram atos de terrorismo”, acrescentou Manoli. O delegado disse que ninguém ainda tinha assumido a responsabilidade pelo atentado, que provocou a suspensão do serviço ferroviário da localidade de Vitória e Temuco para a capital regional de Araucânia.

Esta região vive um conflito histórico entre o povo mapuche, maior etnia chilena, e o Estado, do qual os indígenas reivindicam terras que consideram suas por direito ancestral e que foram entregues a empresas privadas, principalmente à silvicultura, empresas e proprietários de terras.

A falta de uma solução para esse conflito aumentou a violência na última década, com ataques incendiários a propriedades privadas e caminhões. Também trouxe à luz a presença de organizações do narcotráfico e de legítima defesa, bem como de operações policiais supostamente montadas para incriminar os indígenas.

Em 12 de outubro, o presidente Sebastián Piñera ordenou o estado de emergência e militarização por 15 dias em três províncias da área, que foi prorrogado por mais 15 dias até 11 de novembro. Ele anunciou nesta terça-feira que pedirá ao Congresso uma nova prorrogação, que deve ser aprovada.

Piñera garantiu que desde o início do estado de emergência “os ataques incendiários foram reduzidos praticamente pela metade e as usurpações de propriedades foram reduzidas a um décimo”.

A medida, solicitada pelos setores mais conservadores, foi criticada desde o início por organizações indígenas e pela oposição, que argumentam que é uma forma de acentuar ainda mais o acirrado conflito.

“Apesar do estado de emergência, a violência continuou da mesma forma no sul do Chile. Nada mudou. Esse pedido é um aceno político a José Antonio Kast (candidato presidencial de extrema direita)”, disse Ricardo Celis, deputado pela região. (Com agências internacionais)

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN