CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Saúde inicia na segunda-feira (18) o último Liraa do ano

Saúde inicia na segunda-feira (18) o último Liraa do ano

Os agentes de endemias estão vistoriando aproximadamente 4.318 imóveis neste período...

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Saúde inicia na segunda-feira (18) o último Liraa do ano

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio o Setor de Controle de Endemias, programou para os dias 18, 19 e 20 de outubro a realização do 4º Levantamento de Índice rápido e amostral (Liraa). Os agentes de endemias estão vistoriando aproximadamente 4.318 imóveis neste período, para o levantamento do índice de infestação do município.

No último ciclo realizado em junho de 2021, o município registrou 1,0% (médio risco) para infestação geral , porém algumas localidades ficaram com índice acima de 1%, que é o índice máximo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, o que significa que serão realizadas visitas em todos os bairros.

Durante a realização do Liraa é realizada técnica de pesquisa larvária, sendo coletadas larvas em  100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. “Sendo assim mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente”, diz Clair Wagner, gerente da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental.

A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria e solicita aos moradores que são do grupo de risco, ou que estejam com sintomas ou positivos para Covid-19, que informem ao agente no momento da abordagem para inspeção do imóvel. Neste caso, a vistoria será realizada na próxima residência.

Esta atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no Município. A partir destes dados a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.

O combate à Dengue é dever de todos, deve ser compartilhada entre a comunidade e os agentes de Endemias”, enfatiza Clair.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN