CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Casa Branca alerta para suspensão de teto da dívida e diz que não há ‘plano B’

Segundo a porta-voz, o tema não deveria ser uma questão política, e a administração espera apoio bipartidário. De acordo com Psaki, o líder republicano no Senado,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta quarta-feira que a aprovação da suspensão do teto da dívida do país precisa ser aprovada pelo Congresso, e que não há um “plano B” no tema. Em coletiva de imprensa, ela reforçou que a administração quer um evitar o shutdown, que são “custosos e danosos”, sendo este o principal objetivo, mas indicou que o governo tentará “minimizá-lo se ocorrer”.

Segundo a porta-voz, o tema não deveria ser uma questão política, e a administração espera apoio bipartidário. De acordo com Psaki, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell bloqueou iniciativas para a suspensão do teto, o que deixou o governo “desapontado”, lembrando que o legislador já falou em público sobre os risco de um default em outras ocasiões.

A representante citou estudos do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) que estimaram que um shutdown parcial em 2019 causou prejuízos de US$ 11 bilhões.

O principal tema da coletiva foram as votações sobre infraestrutura no Congresso, que tiveram um prazo estabelecido para a quinta-feira. Segundo Psaki, a questão é uma discussão separada da suspensão do teto, e a data foi estabelecida pelos líderes legislativos.

De acordo com a porta-voz, há muito trabalho para se fazer ao longo do dia, e uma serie de negociações seguem ocorrendo. “Não estamos em posição de garantir votação de infraestrutura amanhã, estamos correndo contra relógio”, afirmou a representante, que por sua vez não negou a possibilidade de uma votação posterior.

Sobre as tratativas, “sabíamos que iriam requerer conversas e concessões, todos terão que abrir mão um pouco”, indicou a democrata, que concluiu que o “melhor no momento é unificar democratas e buscar 50 votos no Senado”.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN