AMP

Projeto de lei quer que autistas tenham prioridade no atendimento

O projeto será votado na semana que vem, nas sessões de terça e quarta-feira....

Publicado em

Por Mariana Lioto

De autoria dos vereadores Carlinhos de Oliveira (PSC) e Olavo Santos (PHS), o Projeto de Lei 104/2019 determina que os órgãos públicos e estabelecimentos privados de atendimento ao público mantenham placas com a identificação do símbolo mundial do Transtorno de Espectro Autista. A matéria legislativa prevê atendimento prioritário aos autistas da mesma forma que aos idosos, gestantes, lactantes e deficientes físicos. O projeto será votado na semana que vem, nas sessões de terça e quarta-feira.

“É lamentável uma pessoa com autismo não ter atendimento prioritário nas agências bancárias, nas casas lotéricas, em estabelecimentos comerciais e principalmente em órgãos públicos que possuam atendimento de grande quantidade de pessoas diariamente, como exemplo, o INSS, os Correios e a Prefeitura”, justificam os proponentes.

Os vereadores defendem a aprovação do projeto devido à importância que essa preferência terá para as pessoas com autismo, tendo em vista que a demora no atendimento pode provocar uma crise incontrolável, gerando problemas tanto para o autista como para seu acompanhante, sendo que para estes é necessário tranquilidade e agilidade no atendimento, proporcionando conforto a todos.

Autismo

Muitos mitos, fake news e mesmo tratamentos miraculosos sobre o autismo circulam na internet. É fundamental que pais, jornalistas e autoridades busquem informações confiáveis sobre o assunto.

Os sintomas do autismo começam a aparecer nos primeiros três anos de vida e o ideal é que o diagnóstico seja feito o quanto antes, abrindo caminho para modelos de intervenção comportamentais ou desenvolvimentais – de preferência, abordagens que tenham fundamentação cientifica e um grande número de pesquisa com amostragem populacional significativa.

A importância está em ajudá-los a adquirir competências suficientes e a tempo de poderem ser mais funcionais e socialmente melhores adaptados nos anos mais difíceis que se seguirão, ao adentrarem na escola ou no trabalho.  Nesse processo, a intervenção precoce e a oportunidade de oferecer os melhores modelos auxilia na preservação ou até no ganho de capacidade intelectual e de linguagem social verbal e não verbal.

Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile