CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Programa CastraPet conclui 413 procedimentos em três cidades nesta semana
Programa CastraPet conclui cerca de 413 procedimentos nesta semana - Curitiba, 24/09/2021 - Foto: SEDEST

Programa CastraPet conclui 413 procedimentos em três cidades nesta semana

O programa tem realizado uma ampla ação de castrações de cães e gatos por todo o Estado, de forma gratuita...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Programa CastraPet conclui 413 procedimentos em três cidades nesta semana
Programa CastraPet conclui cerca de 413 procedimentos nesta semana - Curitiba, 24/09/2021 - Foto: SEDEST

As atividades do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), no município de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, se encerraram nesta sexta-feira (24) com 136 animais esterilizados, sendo 79 cães (22 machos e 57 fêmeas) e 57 gatos (25 machos e 32 fêmeas).

Nos dias 22 e 23, as castrações foram realizadas em Campo do Tenente (RMC) e Cambé (Norte). No município de Campo do Tenente foram castrados 167 animais, e em Cambé, cerca de 110. Ao todo, 413 foram atendidos na semana. 

A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras no cadastramento e definição da prioridade local. O programa tem realizado uma ampla ação de castrações de cães e gatos por todo o Estado, de forma gratuita.

“O CastraPet busca prevenir superpopulação indesejada de animais, além de prevenir doenças e amparar famílias e projetos de proteção animal que não tem condições de pagar pelo serviço”, disse o secretário Márcio Nunes.

O programa está em seu segundo ciclo, tendo R$ 2,5 milhões provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente e de emendas parlamentares destinadas a 80 municípios. No primeiro ciclo do programa, 15 mil animais foram atendidos em 45 municípios.

COMO PARTICIPAR – Para participar do programa, o município deve entrar com pedido junto à Sedest ou deputados estaduais para a liberação de recursos necessários.

Quando a cidade é contemplada, é necessário estabelecer pontos para o cadastro dos animais, respeitando o número de vagas disponibilizadas. É levada em consideração também a prioridade de atendimento para os animais de famílias de baixa renda, protetores e/ou animais de rua.

Após as cirurgias as famílias recebem gratuitamente o medicamento para a recuperação dos pets, além de um microchip eletrônico para a identificação do animal.

Fonte: AEN.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais