CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Rins e pulmões captados no HUOP são destinados a Curitiba e ao Rio Grande do Sul

Rins e pulmões captados no HUOP são destinados a Curitiba e ao Rio Grande do Sul

Um fígado também foi captado, mas este permaneceria aqui no município de Cascavel...

Publicado em

Por Luiz Oliveira

Publicidade

Na tarde desta terça-feira (14) foi realizado mais um transporte de órgãos humanos captados no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), em Cascavel.

Rins, fígado e pulmões serão, agora, disponibilizados para transplante a quem precisa. Segundo o que foi informado, os rins serão levados via terrestre a Curitiba e o fígado permaneceria em Cascavel. Já os pulmões foram levados de avião ao estado do Rio Grande do Sul.

Neste domingo, um avião do Governo do Paraná também foi mobilizado para vir até Cascavel para buscar um fígado e rins que foram levados à central de órgãos para transplante que fica em Curitiba.

Esta foi a 5ª captação de pulmão acompanhada pelo HUOP. A doação desse órgão é bastante rara por conta da condição dos pacientes em ventilação mecânica, além disso, o transporte precisa ser rápido, tendo em vista que o órgão tem uma vida útil de 4 horas até ser transplantado. As duas últimas captações de pulmão foram registradas em março de 2020.

A captação dos órgãos do paciente de 28 anos foi possível após o diagnóstico de morte encefálica confirmado nessa semana. A família autorizou a doação e foi acompanhada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HUOP), sensibilizada sobre a importância da doação de órgãos, um ato de amor que salva vidas.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais