CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

PMI Industrial cai de 52,9 em novembro para 50,2 em dezembro, diz IHS Markit

“As leituras decepcionantes observadas em dezembro atuaram para cancelar parcialmente os ganhos fortes em outubro e novembro, com o desempenho do setor no último trimestre de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) Industrial do Brasil caiu de 52,9 em novembro para 50,2 em dezembro, informou a IHS Markit nesta quinta-feira (2). O índice ainda indica expansão da atividade, mas a uma taxa de crescimento menor.

“As leituras decepcionantes observadas em dezembro atuaram para cancelar parcialmente os ganhos fortes em outubro e novembro, com o desempenho do setor no último trimestre de 2019 ficando basicamente em sintonia com o observado no terceiro trimestre. Isto indica que o setor fez uma contribuição apenas marginal para o crescimento econômico no quarto trimestre”, analisa a economista da IHS Markit, Pollyanna de Lima.

Segundo a IHS Markit, o subsetor de bens de capital foi o principal obstáculo para o aumento do índice básico, ao registrar a primeira deterioração em um ano. Já nas categorias de bens de consumo e de bens intermediários o crescimento foi mantido, tanto da produção quanto da demanda.

De maneira geral, o ritmo de alta da produção se atenuou em dezembro, enquanto o volume total de novos negócios teve a recuperação mais fraca em sete meses, contido em parte pelas vendas mais baixas para os mercados internacionais. O volume de novos pedidos para exportação teve a queda mais pronunciada desde o início de 2009, com evidências de demanda mais fraca dos países da América Latina, principalmente da Argentina e do Chile.

O nível de emprego no setor industrial, por sua vez, caiu pela primeira vez desde julho. As empresas, segundo a IHS Markit, também reduziram as compras de insumos, encerrando uma sequência de quatro meses de expansão. Assim, os estoques de insumos e de bens finais caíram.

Os empresários industriais notaram um aumento dos custos das matérias-primas, mas aumentaram pouco seus preços finais para os consumidores, diz a IHS Markit.

Em relação às perspectivas, o grau de otimismo atingiu um recorde de alta de onze meses, impulsionado pelas previsões de ganhos de novos negócios, investimentos mais elevados, pelo clima econômico favorável e por campanhas de marketing.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais