Em visita à Ásia, Kamala tenta acalmar aliados dos EUA após caos no Afeganistão

A vice-presidente também mencionou que os EUA estavam determinados a completar com sucesso a retirada no Afeganistão, onde o Taleban efetivamente assumiu o controle após 20...

Publicado em

Por Agência Estado

A vice-presidente Kamala Harris procurou tranquilizar os aliados dos EUA na Ásia sobre seu compromisso com a região, enquanto enfrentava uma série de perguntas sobre o Afeganistão durante uma visita a Cingapura nesta segunda-feira, dia 23. A repórteres, Harris apontou diversos acordos firmados com Cingapura sobre segurança cibernética, clima e saúde pública como evidência de que os EUA estão comprometidos em honrar acordos com parceiros de segurança de longa data na região.

A vice-presidente também mencionou que os EUA estavam determinados a completar com sucesso a retirada no Afeganistão, onde o Taleban efetivamente assumiu o controle após 20 anos de guerra com os EUA. O primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, ofereceu-se para ajudar os americanos no esforço de remoção.

“Hoje estamos em Cingapura para enfatizar e reafirmar nosso relacionamento duradouro com este país e nesta região, e para reforçar uma visão compartilhada de uma região Indo-Pacífica livre e aberta e para reafirmar nossos interesses mútuos na paz e estabilidade no Sudeste Asiático”, disse Harris, acompanhada de Lee.

Os EUA enfrentaram críticas até mesmo de seus aliados pelo caos gerado no Afeganistão ao retirar suas tropas do país. O presidente Joe Biden manteve sua decisão e disse que as avaliações da inteligência americana não previam um avanço tão rápido do Taleban e o colapso dos militares afegãos em apenas 11 dias.

O primeiro-ministro de Cingapura enfatizou a importância do papel dos EUA como “fiador regional de segurança e apoio à prosperidade” nas últimas sete décadas na Ásia, apesar de “momentos difíceis” ao longo do caminho.

“Estamos assistindo ao que está acontecendo no Afeganistão nas telas de TV hoje, mas o que influenciará as percepções acerca da determinação e do compromisso dos EUA com a região será o que os EUA farão daqui para frente”, disse Lee. “Como se reposiciona na região, como engaja sua ampla gama de amigos e parceiros e aliados na região e como continua a luta contra o terrorismo.”

Em seu primeiro dia de trabalho completo em Cingapura, Harris e Lee anunciaram uma série de acordos entre as nações, incluindo um diálogo para impulsionar a cooperação na resiliência da cadeia de suprimentos. Embora ainda não esteja claro quais setores participarão do diálogo, Harris deve se encontrar com líderes do setor privado e do governo em Cingapura na terça-feira (24) para discutir o assunto.

Na tarde desta segunda, durante uma visita à Base Naval de Changi, Harris agradeceu às tropas americanas ainda destacadas para o Afeganistão, enquanto enfatizava que a região do Indo-Pacífico é chave para os interesses futuros dos EUA, uma mensagem que ela provavelmente expandirá em um discurso planejado para terça-feira.

“A razão de estarmos aqui é importante, o Indo-Pacífico é fundamental para a segurança e a prosperidade dos Estados Unidos”, disse em comentários aos militares a bordo do USS Tulsa. “Acredito que grande parte da história do século 21 será escrita sobre esta região onde vocês agora atendem. E queremos ser aqueles que ajudam a moldar e ditar essa história. Vocês, com seu serviço, serão aqueles que ajudaram a moldar essa história.”

Kamala Harris deve partir de Cingapura para Hanói na tarde de terça-feira. Ela tentará deixar sua marca na região como a primeira vice-presidente a visitar o Vietnã, onde os EUA travaram uma de suas mais longas e sangrentas guerras, entre 1955 e 1975. (Com agências internacionais).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X