CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

PMI industrial do Brasil avança a 56,7 em julho, após 56,4 em junho

De acordo com a IHS Markit, o resultado positivo de julho se deve a demandas mais intensas de novos negócios, com maior compra de insumos para...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil subiu para 56,7 pontos em julho, após 56,4 pontos em junho, segundo a IHS Markit. Esta foi a maior alta em cinco meses, e o resultado ficou acima da média de longo prazo.

De acordo com a IHS Markit, o resultado positivo de julho se deve a demandas mais intensas de novos negócios, com maior compra de insumos para recomposição de estoques. O índice de estoque de bens finais teve a quarta alta consecutiva e registrou o maior avanço da série histórica, em 15 anos e meio. A produção industrial, por sua vez, teve a terceira alta seguida, com a taxa de expansão mais significativa da sequência, atribuída ao aumento das vendas.

“A força da demanda e as crenças de que tal tendência será sustentada encorajaram as empresas a aumentar seus estoques. Os estoques de insumos e o índice de produção aumentaram a níveis sem precedentes”, afirma em nota a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna de Lima. “Várias empresas indicaram uma intensificação da compra de insumos como proteção contra a escassez, mas continuaram as preocupações sobre dificuldades na compra de produtos químicos, componentes eletrônicos, metais, plásticos e têxteis.”

Com o fortalecimento da demanda por produtos escassos, os custos voltaram a se elevar. A desvalorização do real também ajudou a colocar mais pressão sobre as taxas de inflação, de modo que houve um aumento substancial nos custos de insumos e na inflação da produção. Apesar disso, a taxa geral de inflação teve a alta mais contida em um ano.

Os pedidos de fábricas tiveram o aumento mais rápido do ano e superaram em muito a média da pesquisa de longo prazo. A melhora na demanda foi puxada pelo mercado doméstico, já que as vendas internacionais registraram uma alta tímida

A criação de empregos, por sua vez, apresentou um crescimento menor que o de junho, mas seguiu elevada em relação aos padrões históricos. O avanço forte nas vendas e o esforço para entregar os produtos em tempo hábil foram citados como principais motivos por quem contratou pessoal extra.

As empresas esperam que a retomada da demanda continue, aliada ao avanço da vacinação. Esses fatores sustentaram as projeções otimistas para o índice de produção no próximo ano. O nível geral de sentimento positivo permaneceu elevado, mas caiu para o nível mais baixo em quatro meses.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN