CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Tóquio 2020: Movimento Verde e Amarelo convida brasileiros para torcer pelo Brasil

Tóquio 2020: Movimento Verde e Amarelo convida brasileiros para torcer pelo Brasil

“Nossa torcida será à distância, mas não será motivo para não fazermos barulho. Criamos os Times MVA, grupos destinados a cada uma das modalidades olímpicas, onde...

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Tóquio 2020: Movimento Verde e Amarelo convida brasileiros para torcer pelo Brasil

“Brasil! Olê, olê, olê…” esse grito de guerra ficou famoso nas arquibancadas da Copa do Mundo da Rússia 2018. O movimento fazia parte de um grupo organizado: Movimento Verde e Amarelo – MVA. O grupo mobilizou tantas pessoas que recebeu um convite do Comitê Olímpico Brasileiro – COB para apadrinharem o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Agora, com a presença estrangeira proibida nas arquibancadas do Japão, o MVA precisou se reinventar para torcer pelos atletas brasileiros.

“Nossa torcida será à distância, mas não será motivo para não fazermos barulho. Criamos os Times MVA, grupos destinados a cada uma das modalidades olímpicas, onde reuniremos virtualmente toda a nossa torcida e faremos várias ações que vão empurrar nossos atletas rumo ao pódio olímpico! Vamos fazer a torcida brasileira a maior e melhor do mundo!” explicou o capitão do time MVA Canoagem, Carlos Wanderley.

A notícia de que não seria permitida a entrada de estrangeiros nas competições em Tóquio foi divulgada em março. A medida busca conter as possibilidades de contaminação pela COVID-19. A notícia, apesar de já esperada, frustrou os planos do MVA, que já organizava os grupos de torcedores para as competições no Japão.

O MVA em parceria com o COB e com a Match, empresa oficial de revenda de ingresso dos Jogos Olímpicos, divulgavam informações aos torcedores sobre como comprar ingressos, vistos, dicas de hospedagem, o que fazer lá, onde a torcida brasileira se encontrará antes de ir a cada estádio.

“Em linhas gerais, estávamos fazendo um guia para o torcedor brasileiro, e todos nos encontraríamos lá para torcer. Lá em Tóquio, nós faríamos reuniões diárias de toda nossa torcida antes das sessões, e também após, para confraternizarmos e comemorarmos os resultados. Tentaríamos ter torcida para todos os atletas brasileiros no máximo de sessões possíveis” explica Wanderley.

O COB estava escolhendo padrinhos para o Time Brasil, pessoas/grupos com influência que pudessem divulgar e promover o time em todo o ciclo olímpico, até Paris 2024. Com isso, fomos convidados a ser padrinhos do Time Brasil, junto à Turma da Mônica, Cláudia Leite e Sabrina Sato. 

Uma nova forma de torcer

Com isso criou-se os Times MVA, uma forma do torcedor vibrar em grupo, através de uma arquibancada virtual, através de grupos do Whatsapp. “Buscamos propiciar a experiência de ter outros torcedores compartilhando expectativas, opiniões, informações. Um ambiente onde falaremos sobre cada modalidade olímpica. Além disso, os times são as bases para nossas ações como torcida: criar vídeos para mostrar aos atletas que estarão competindo, vídeos e mensagens que serão exibidas nos telões dos estádios em Tóquio, e organizarmos a participação nos vários eventos em todo o ciclo olímpico de Paris 2024, que esperamos poder torcer presencialmente”, fala.

Cada time terá um padrinho, um ex-atleta que já representou o Brasil. O time da canoagem terá como padrinho o Gustavo Selbach, primeiro atleta olímpico de Canoagem Slalom.

Clique aqui e entre aqui no grupo do whatsapp da torcida da Canoagem Brasileira.

O MVA

O Movimento Verde e Amarelo, MVA, foi criado em 2008 com intuito de revolucionar a maneira como o brasileiro torce para seus atletas, seja no futebol ou outras modalidades.

“Era um grupo ainda pequeno, que observou a seguinte situação: o brasileiro cada vez mais torce para o seu time de futebol e menos para a seleção brasileira. Todo time tem várias músicas que empolgam suas torcidas, mas o Brasil só tem “sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Em jogos contra a Argentina, a torcida deles o tempo todo cantando, apoiando o time, e a torcida brasileira quase o tempo todo em silêncio. Mudar esse contexto, tornar a torcida brasileira mais participativa, mais vibrante, fazer com que o brasileiro torça pelo seu país assim como torce para seu time, foram os objetivos que deram início à jornada do movimento nos vários eventos esportivos” conta Carlos Wanderley.

Com informações de Confederação Brasileira de Canoagem.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN