CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Juros: Taxas têm forte baixa, com exterior e surpresa com IBC-Br

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou a sessão regular em 5,77%, de 5,854% ontem no ajuste e a do...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Após três sessões consecutivas de alta nas taxas, o mercado de juros encontrou no ambiente externo e na queda inesperada do IBC-Br de maio razões para um ajuste em baixa, que perdurou até o fechamento dos negócios. Lá fora, as sinalizações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso, de manutenção dos estímulos monetários mesmo diante de mais um índice de preços – desta vez no atacado – acima das estimativas, favoreceram ativos de risco, levando o dólar abaixo dos R$ 5,10. No caso do IBC-Br, por mais que a frustração com o resultado tenha sido atribuída aos desafios da dessazonalização trazidos pela pandemia, o recuo do índice em maio, ante consenso de alta, serviu de pretexto para aparar posições mais conservadoras.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou a sessão regular em 5,77%, de 5,854% ontem no ajuste e a do DI para janeiro de 2023 caiu de 7,409% para 7,28%. O DI para janeiro de 2025 terminou com taxa de 8,26%, de 8,435% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2027, em 8,66%, de 8,853%.

No Brasil, se o dólar em baixa pode dar uma trégua aos preços, a crise hídrica e uma retomada mais forte da economia se mantêm como desafios para o Banco Central recolocar as expectativas de inflação nas metas. Desse modo, diante da mediana das estimativas de alta de 1,05%, a queda de 0,43% do IBC-Br em maio surpreendeu ao ir na contramão do bom desempenho dos indicadores de atividades nas pesquisas do IBGE.

Numa avaliação mais racional, houve consenso de que o resultado foi influenciando por questões associadas ao processo de dessazonalização e à volatilidade das séries.

Para os economistas do Banco Original Marco Antonio Caruso e Lisandra Barbero, a frustração foi resultado de dificuldades envolvendo os ajustes sazonais durante a pandemia e não de uma alteração significativa da tendência de recuperação da atividade nos próximos meses. “A surpresa negativa não foi suficiente para alterar a mensagem de crescimento da atividade econômica no segundo trimestre de 2021”, disseram.

Na reta final da sessão regular, as taxas bateram mínimas. Além dos fatores citados acima, o mercado passou a monitorar com mais atenção o noticiário em torno do presidente Jair Bolsonaro, que foi internado na madrugada com dores abdominais e está sendo trazido para São Paulo, onde fará exames que mostrarão se o caso exige procedimento cirúrgico.

Na avaliação dos players, o fato de presidente estar dedicado agora a tratar de sua saúde tende a reduzir os níveis de ruído político.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN