CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Taxas voltam a subir com pressão do câmbio, risco político e exterior negativo

O movimento de risk off penalizou ativos de risco globais desde cedo, com temores sobre a disseminação da variante delta do coronavírus e o PMI de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os juros futuros fecharam mais uma vez em alta. O cenário político pesado seguiu contaminando a percepção sobre as reformas e trazendo aversão a risco para os ativos locais, num dia em que também o exterior não ajudou. A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 encerrou em 5,78%, de 5,753% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2023 subiu de 7,178% para 7,275%. O DI para janeiro de 2025 encerrou com taxa de 8,35%, de 8,235% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2027 passou de 8,673% para 8,77%.

O movimento de risk off penalizou ativos de risco globais desde cedo, com temores sobre a disseminação da variante delta do coronavírus e o PMI de Serviços nos Estados Unidos em junho abaixo do esperado estimulando realização de lucros nas Bolsas e direcionando fluxo para a segurança dos Treasuries. O dólar se fortaleceu e, ante o real, voltou a superar R$ 5,20, apenas três sessões depois de ter fechado abaixo de R$ 5 no último dia 30.

A estrategista-chefe da MAG Investimentos, Paricia Pereira, afirma que o mercado começou a piorar com o dado dos EUA, mas lembra também que nesta quarta-feira será divulgada a ata do Federal Reserve. “A expectativa para a ata amanhã é, no mínimo, de cautela. Na última reunião, o comunicado foi hawk”, disse.

Internamente, o quadro político vai se agravando, com sinais de corrupção dentro do governo que, na visão dos agentes, ameaçam a agenda econômica. “Tem notícia de que o núcleo próximo ao governo já teria assumido que existia corrupção no Ministério da Saúde e vemos a popularidade do governo despencando, apesar do avanço da vacinação, da atividade melhor e do pagamento do auxílio”, disse Patricia, para quem por ora a precificação de um possível impeachment é “zero”, mas os ruídos políticos contaminam o ambiente e paralisam as reformas.

Na seara econômica, a revisão nas projeções de inflação continuam. O Banco Original elevou sua estimativa de IPCA para 2021 de 6,20% para 6,50%, mas reduziu a de 2022 de 4% para 3,70%, ainda acima da meta de 3,5%. Na quinta-feira, sai o dado de junho, para o qual a mediana das expectativas é de 0,59%, de 0,83% em maio, segundo o Projeções Broadcast.

Na curva a termo, a precificação de Selic para agosto subiu de 101 pontos para 103 pontos de ontem para hoje. Se considerado um cenário binário, entre apostas de 1 ponto e 1,25 ponto, as probabilidades seriam de 86% e 14%, respectivamente, mas o descarte da chance de 0,75 ponto é visto como prematuro uma vez que esta foi a sinalização do Copom para o próximo encontro.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN