CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Consumo de energia elétrica em maio sobe 11,7%, diz EPE

O mercado cativo teve um crescimento de consumo de 4%, enquanto o mercado livre registrou alta de 26,6%....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O consumo de energia elétrica em maio subiu 11,7% contra igual mês do ano passado, para 40.290 gigawatts-hora (GWh), seguindo em um patamar pré pandemia, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta sexta-feira. A alta foi puxada principalmente pelo comércio e indústria, enquanto o setor residencial sinaliza queda, à medida que o trabalho presencial volta ao País.

O mercado cativo teve um crescimento de consumo de 4%, enquanto o mercado livre registrou alta de 26,6%.

Tanto o comércio como a indústria foram beneficiados pelo efeito de comparação com o ano passado, levando o consumo total a alcançar a segunda maior taxa de expansão em toda a série histórica, desde 2004, atrás apenas da taxa de abril passado.

“A expansão das atividades de comércio e serviços do País resultou na maior taxa de consumo do setor desde o início da pandemia da Covid-19”, informou a EPE.

O consumo de energia na indústria cresceu 22,5%, puxado principalmente pela metalurgia (siderurgia e alumínio), com alta de 18,3% e maior peso no índice (25%); química (cloro-soda), em alta de 24,3%; e automotiva, crescimento de 84%.

No ano até maio, o consumo industrial subiu 13,3%; o comercial, 2%; e o residencial, 5%. Já no acumulado em 12 meses a expansão foi de 3% comparada ao período anterior.

Todas as regiões geográficas do Brasil apresentaram alta no consumo de energia elétrica em maio: Norte (15,2%), Sul (13,4%), Sudeste (12,6%), Nordeste (9,5%) e Centro-Oeste (5,1%), segundo a autarquia.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN