CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Marechal: Cronograma de vacinação desta quinta-feira estará atendendo diferentes grupos

Marechal: Cronograma de vacinação desta quinta-feira estará atendendo diferentes grupos

 Trabalhadores da coleta de resíduos sólidos e de limpeza urbana...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Marechal: Cronograma de vacinação desta quinta-feira estará atendendo diferentes grupos

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon organizou cronograma de vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, dia 24, de modo que irá atender a diferentes grupos.

 Trabalhadores da coleta de resíduos sólidos e de limpeza urbana

Na estação rodoviária, das 8h às 13h, serão imunizados, coma primeira dose, trabalhadores da coleta de resíduos sólidos e de limpeza urbana. Haverá 90 doses disponíveis.

 De acordo com a Lei nº 14.026 de 15 de junho de 2020, artigo 3º, tal categoria compreende aqueles que atuam na manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e de limpeza urbana.

 Para ter direito à imunização, a pessoa deverá apresentar documentos pessoais, cartão SUS, carteira de vacinação (se tiver) e comprovação que desempenha tal atividade, por meio de holerite ou carteira de trabalho.

 Gestantes e puérperas

No parque de exposições, das 8h às 13h, serão vacinadas gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades. Para receber a imunização, a pessoa deverá portar documentos pessoais, carteira de vacinação (se tiver) e cartão SUS, além do exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal comprovando sua gestação atual ou, no caso de serem puérperas, comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento, sem a necessidade de nenhum relatório específico. Às que possuem comorbidades, deverão apresentar declaração médica, que pode ser solicitada em unidades de saúde públicas (menos a UPA) ou privadas.

 Profissionais e trabalhadores da saúde

Também no parque de exposições, das 8h às 13h, para profissionais e trabalhadores da saúde, serão ofertadas 35 doses. No caso dos profissionais, além de apresentar os documentos pessoais e cartão SUS, deverão portar carteira ativa do órgão de classe. Já os trabalhadores de estabelecimentos de saúde, uma declaração da empresa onde trabalham.

 Os profissionais de saúde são aqueles elencados nas 14 profissões definidas através da resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde, que são: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Também estão inseridos os trabalhadores da coleta de resíduos de serviços de saúde, entregadores de oxigênio que realizam troca de válvulas e cilindros em serviços de saúde e trabalhadores das empresas que realizam esterilização de material hospitalar.

 Já os trabalhadores de saúde são os que atuam em farmácias, sistema funerário (que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados de Covid-19), cuidadores domiciliares, doulas, além de pessoas atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde; e de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados.

 Trabalhadores do transporte aéreo

Ainda no parque de exposições, das 8h às 13h, a vacinação também será para trabalhadores do transporte aéreo, serão cinco doses ofertadas. Além da obrigação de portarem documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação (se tiver), devem estar inseridos numa lista que se encontra aos cuidados do Setor de Epidemiologia.

Segunda dose

O cronograma desta quinta-feira, dia 24, no parque de exposições, da 8h às 13h, também contempla aplicação da segunda dose para quem está no prazo de receber a dose de reforço das marcas Coronavac e Astrazeneca, inclusive, os PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Lembrando que, quem recebeu a Coronavac, o intervalo entre uma dose e outra deve ser superior a 25 dias. Por outro lado, quem recebeu a Astrazeneca, deve respeitar o intervalo de 90 dias.

Fonte: Prefeitura de Marechal C. Rondon.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais