CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Causa de óbito impede velório e revolta família de idosa que faleceu em UPA

Causa de óbito impede velório e revolta família de idosa que faleceu em UPA

A revolta da família é por conta da causa, descrita na Certidão de Óbito, da dona Iracema Rodrigues dos Santos: “Suspeita de Covid-19”....

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade

Um misto de revolta e tristeza, assim descrevam familiares de uma idosa de 94 anos, que faleceu neste domingo (13), na UPA Brasília, em Cascavel.

A revolta da família é por conta da causa, descrita na Certidão de Óbito, da dona Iracema Rodrigues dos Santos: “Suspeita de Covid-19”.

Por conta do documento, eles não poderão velar a idosa e por isso, familiares de outras cidades, não poderão se despedir dela.

Mas o que motivou a família a gravar um vídeo e encaminhá-lo a CGN é por que em nenhum momento, segundo ela, o caso foi tratado como suspeita de Covid-19.

Familiares alegam que a idosa tinha câncer no fígado era diabética e foi diagnosticada com Alzheimer.

“Ela foi internada no último dia 10 e o quadro evolui rapidamente, no entanto ela pode receber visita na UPA, o que não seria permitido, no caso de Coronavírus”, contou o neto de dona Iracema.

Além disso, segundo a família, a idosa foi vacina com as duas doses da Coronavac, por pertencer ao grupo prioritário.

“Tentamos de todas as formas resolver a situação, solicitar que eles alterassem a causa, ou ao menos, colocassem o motivo real do óbito, mas sem sucesso”, afirmou o neto.

A CGN solicitou a assessoria de comunicação do município um posicionamento. Confira a nota retorno:

“De acordo com o protocolo de manejo de óbitos do MS (Ministério da Saúde) e também da SESA (Secretaria Estadual Saúde), todo o óbito em que houver a suspeita de COVID-19, deve constar na DO (Declaração de Óbito)”.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais