CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cascavel apresenta ao Timor Leste suas boas práticas em compras públicas

Cascavel apresenta ao Timor Leste suas boas práticas em compras públicas

 “A primeira ação do prefeito Paranhos foi editar um decreto com os princípios desta administração como o combate à corrupção, ao desperdício, e também na transparência...

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Cascavel apresenta ao Timor Leste suas boas práticas em compras públicas

Cascavel participa nesta sexta-feira (11) de uma conferência online, para apresentar  as Boas Práticas em compras públicas ao Timor-Leste. A conferência terá como base a cidade de Díli, no Timor-Leste (País localizado no Sudeste Asiático, a noroeste da Austrália, no arquipélago das Ilhas de Sonda na ponta oriental do arquipélago indonésio). Criada em 2017, no primeiro ano da gestão do prefeito Leonaldo Paranhos, a ação tem como objetivo aumentar a transparência dos processos licitatórios envolvendo compras públicas.

 “A primeira ação do prefeito Paranhos foi editar um decreto com os princípios desta administração como o combate à corrupção, ao desperdício, e também na transparência e, com base nesta primícia, a primeira ação que fizemos foi transmitir as licitações ao vivo, porque  tínhamos questionamentos sobre os processos licitatórios. Ao fazer a transmissão fizemos através das redes sociais e, hoje, Cascavel é exemplo para o Paraná e outros Estados”, disse o secretário  de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.

  A partir de 2017, os pequenos empresários passaram a ter uma fatia deste segmento. “Passamos de seis empresas em um processo licitatório para mais de 15 e, com mais empresas participando, tivemos maior competitividade e, por consequência, passamos a ter maior economia. Como resultado o Município obteve uma economia de R$ 100 milhões a cada ano. Assim, foi possível fazer mais investimentos em políticas públicas . Estes recursos economizados, ficaram no Município, geraram empregos e renda  e assim Cascavel segue no ranking das cidades que mais geram empregos no Brasil. O evento.

 O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) do Timor-Leste tem um projeto sobre descentralização e governança local, com o Ministério da Administração Estatal . Interessados em buscar experiências de aprendizagem sobre “One Stop Shops” (OSS), foi feito o convite para o Município de Cascavel apresentar  o Programa de  Boas Práticas em Compras Públicas.

 Para a apresentação, será realizada  uma conferência online, no dia 11 de junho, em Dilli, no Timor Leste, que mostrará essas experiências. O evento terá duas horas de duração e incluirá um segmento de alto nível com a participação de ministros, chefe do Centro de Serviço Civil de Astana, liderança da RBAP(Regional Bureau for Asia and the Pacific), embaixadores e possivelmente Brasil, seguido de uma segunda parte de apresentações de países, Cascavel recebeu convite da  CNM (Confederação Nacional de Municípios)para representar com sua Boa Pratica o Brasil no evento.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais