CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Gravidade da pandemia leva empresas de Toledo a suspender atividades

Gravidade da pandemia leva empresas de Toledo a suspender atividades

“Peço desculpas aos meus clientes. Peço que se cuidem, usem máscara e álcool em gel e, enfim, que se cuidem”, disse. ...

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Gravidade da pandemia leva empresas de Toledo a suspender atividades

O quadro gravíssimo da pandemia do coronavírus em Toledo, com UTI´s e enfermarias lotadas e uma fila significativa de espera por um leito ou respiradores, gerou um movimento espontâneo de empreendedores da cidade, que decidiram suspender o atendimento presencial em seus estabelecimentos. Diante da situação, autoridades fizeram ao longo deste final de semana apelos mais enfáticos por cuidados, evitando-se a todo custo aglomerações.
A resposta começou com um vídeo reproduzido nas redes sociais pelo gestor do Deck Jow´s, Márcio Mendes, em que ele comenta, entre outros assuntos, as dificuldades financeiras de mais de um ano de pandemia e o atendimento realizado seguindo todas as normas sanitárias. Devido a todo um contexto, ele disse que a empresa optou por suspender as atividades por tempo indeterminado, sensível diante dos apelos das autoridades e das informações sobre o esgotamento dos serviços de saúde.

“Peço desculpas aos meus clientes. Peço que se cuidem, usem máscara e álcool em gel e, enfim, que se cuidem”, disse.

Após a repercussão, ampliada pelas repostagens do vídeo pelo prefeito Beto Lunitti e pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, outros empresários decidiram adotar posições semelhantes ou de restrições parciais das atividades, visando evitar aglomerações.

Como está
Neste domingo, a lista de espera por um leito de UTI na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde é de 39 pessoas. Na Macrooeste, que compreende as regionais de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, são 167 pacientes.
O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt comenta que as filas também ocorrem em estabelecimentos que atendem por convênios e particulares. “Além disso, já é sabido que temos as estruturas física e humana esgotadas e que os estoques de medicamentos e oxigênio estão num nível de comprometimento que preocupa”, afirmou, reforçando apelo do diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli.
No sábado, a Secretaria da Saúde de Toledo informou que não havia mais capacidade de atendimento no Pronto Atendimento Municipal Dr. Jorge Nunes. Eram 16 pessoas intubadas, duas precisando de respirador e 23 em observação. No total, Toledo contabilizava no sábado 1.479 pacientes ativos.


“Chegamos ao limite. Ao limite de respiradores, ao limite de exaustão e ao limite de pedidos de conscientização”, dizia o comunicado.

A reportagem é do Portal Viver Toledo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN