CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Segurança Pública conclui transferências de carceragens em Siqueira Campos e Rebouças

Segurança Pública conclui transferências de carceragens em Siqueira Campos e Rebouças

A ação ocorreu por meio da determinação do Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, dando continuidade ao planejamento estratégico da secretaria para liberar os...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Segurança Pública conclui transferências de carceragens em Siqueira Campos e Rebouças

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná concluiu a transferência de carceragens da Delegacia de Polícia Civil de Siqueira Campos (DPA SQC) e da Delegacia de Rebouças (DPA RGB) nesta quarta-feira (26/05). A operação foi conduzida pelo Departamento Penitenciário, com apoio da Polícia Civil, na qual foram transferidos, no total, 20 presos às estruturas condizentes do DEPEN, que agora possui completa gestão da população carcerária destes municípios, não mais segmentada com a Polícia Civil.

A ação ocorreu por meio da determinação do Secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, dando continuidade ao planejamento estratégico da secretaria para liberar os policiais civis do cuidado de presos. “Neste ano, tivemos a oportunidade de coordenar, junto ao Departamento Penitenciário, diversas transferências de carceragens exitosas como estas. Este tipo de operação se embasa na melhora da qualidade de vida dos presos e, principalmente, dos policiais civis, a fim de poderem exercer suas funções de investigação, solução de crimes e demais atividades de polícia judiciária, e deixar questões de custódia com o departamento responsável”, conclui.

Nesta quarta-feira, foi concluído o fechamento da carceragem da DPA SQC, em que todos os presos foram levados à Cadeia Pública de Wenceslau Braz e Cadeia Pública de Ponta Grossa, além dos últimos cinco presos da Delegacia de Rebouças, que foram conduzidos à Cadeia Pública de Guarapuava e também à Penitenciária Industrial de Guarapuava. A SESP e o DEPEN, em conjunto, coordenaram a transferência dos presos, resultando em uma operação sem nenhuma irregularidade. Seguindo o planejamento, o deslocamento desta população carcerária foi ágil e a preparação das vagas destinadas a eles, com antecedência, resultaram no sucesso da ação.

O diretor regional do DEPEN de Ponta Grossa, Maurício Ferracini, reforça que com a desoneração dos policiais civis desta função de custódia, as suas funções relacionadas à elucidação de crimes e à investigação, ficarão ainda mais precisas. “Possibilitando com que os integrantes da Polícia Civil façam, prioritariamente, seus serviços de Polícia Judiciária, o êxito deste tipo de ação reflete não só no melhor gerenciamento do preso, tanto no tratamento penitenciário quanto em seus direitos, como também no que é a nossa prioridade, que é a segurança da população em geral”, afirma o diretor.

Nestes casos, a gestão completa do Departamento Penitenciário sobre a população carcerária traz como benefício um avanço na organização e no aperfeiçoamento dos bens móveis e imóveis, assim como na melhor coordenação das despesas e dos contratos de alimentação. A operação também resulta, inclusive, na assistência aos presos e familiares, nas estruturas coordenadas diretamente pelo órgão especializado e próprio que custodia os presos, que é o DEPEN.

Estiveram presentes na operação o Coordenador Regional do DEPEN, Maurício Ferracini, o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, o Delegado de Polícia Civil de Siqueira Campos, Dr. Juliano Fonseca, o vice-prefeito da cidade, Paulo Leite e demais representantes da Câmara Municipal.

As informações são do DEPEN-PR.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais