CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Trabalhadores da Sanepar fazem ato em frente à sede da empresa em Cascavel

Trabalhadores da Sanepar fazem ato em frente à sede da empresa em Cascavel

A ação seria contra posicionamentos unilaterais da diretoria da empresa......

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade

Um ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (18), em frente à sede da Sanepar, na Rua São Paulo, no centro de Cascavel.

Para os funcionários, a diretoria da Companhia de Saneamento tem tomado medidas unilaterais, as quais estão prejudicando parte do quadro funcional da empresa.

Uma das questões discutidas, por exemplo, se refere à implantação da escala 4×2 a qual está sendo arquitetada sem passar pelo Acordo Coletivo e sem apresentar algum tipo de compensação que a torne minimamente viável.

Outra medida diz respeito ao recadastramento das funções quanto a insalubridade e periculosidade, em que se tem retirado o direito a estes adicionais de trabalhadores que exercem funções de alto risco ou que estão expostos a produtos químicos que a médio e longo prazo podem oferecer riscos a saúde.

Diante da insatisfação e a fim de reverter o atual cenário e garantir que direitos não sejam retirados, os trabalhadores fizeram o ato em frente à Sede da SANEPAR de Cascavel e em todas as gerências do estado.

O diretor financeiro do sindicato que representa a categoria, Joaquim Alves dos Santos, falou sobre a mobilização.

Atualização

Nota da Sanepar
A respeito das manifestações de parte do corpo funcional ligado à empresa, a Sanepar informa:

I – Um detalhado e criterioso laudo foi contratado pela Sanepar em 2013, para reavaliar os níveis de insalubridade e de periculosidade a que estão expostos alguns grupos de profissionais. Após a entrega do estudo, a Companhia iniciou um período de recadastramento dos empregados afetados, de forma individual, de acordo com as Normas de Saúde e Segurança do Trabalho.
Os empregados que, efetivamente, estão sujeitos aos riscos e que tem direito ao referido benefício receberão normalmente o pagamento de adicional de insalubridade e de periculosidade, conforme a Lei.

II – Quanto à segunda demanda apresentada pelos atos, a Sanepar esclarece que vem realizando estudos, em especial, para absorção dos empregados anteriormente dedicados à leitura (serviço agora terceirizado) aos processos de trabalho da Companhia. A implantação de escala 4×2 é apenas uma das possibilidades em avaliação, e não significa supressão de qualquer direito do trabalhador. A Sanepar ressalta que está constantemente buscando alternativas para que a empresa seja cada vez mais eficiente, em benefício da sociedade, mantendo sempre o respeito às Leis Trabalhistas.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais