MPPR ajuíza ação por ato de improbidade contra prefeito e secretária de Administração de Almirante Tamandaré

Também são alvo uma empresa e sua proprietária......

Publicado em

Por Maycon Corazza

O Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública contra o atual prefeito de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, e a secretária municipal de Administração por atos de improbidade administrativa. Eles foram investigados por terem causado dano ao erário ao violarem princípios da administração pública.

A ação civil foi ajuizada após a 4ª Promotoria de Justiça da comarca constatar irregularidades em procedimento licitatório lançado pelo Executivo municipal em abril de 2017. Entre os problemas identificados, estão a falta de clareza quanto ao objeto da licitação, definido como a “contratação de empresa para elaboração de estudo técnico operacional inter-temático, focado na reestruturação de planejamento interno administrativo, visando a validação de fluxos técnico procedimentais focado na realização de habilitação teórico-prática dos núcleos de cada unidade do poder executivo visando controle e desenvolvimento socioeconômico”. O certame possuía valor máximo oferecido de R$ 566.400,00.

Na ação, o MPPR destaca que a licitação foi “deflagrada com objeto obscuro, enunciado de forma incompreensível, sem a transparência devida e com obstáculos de acesso ao Edital, dentre outros graves problemas, incluindo a falta de prévia demonstração dos supostos motivos de interesse público a justificarem a contratação”. Antes de propor a ação, a Promotoria de Justiça buscou junto aos gestores responsáveis pelo certame, por meio de tratativas extrajudiciais, os esclarecimentos necessários quanto à necessidade da contratação, sem que tenha obtido, entretanto, informações que justificassem tal ato. Além dos dois gestores públicos, são requeridos na ação a empresa vencedora do processo licitatório, que mantém contrato desde então com a Prefeitura, e sua proprietária.

Com o ajuizamento da ação civil, o MPPR busca a condenação dos envolvidos às sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, entre elas, ressarcimento dos danos ao erário, pagamento de multa, perda do cargo público e suspensão dos direitos políticos. Além disso, é pleiteada a decretação de nulidade do contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa ganhadora da licitação.

O texto é do MP PR.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X