AMP

Justiça determina que Unimed Curitiba forneça tratamento a paciente com autismo

Justiça entendeu que se tratamentos foram prescritos pelo médico que o acompanha, há obrigação de fornecimento......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Em sentença dada hoje (16), a Justiça determinou que a Unimed Curitiba forneça todo o tratamento prescrito a uma criança portadora de TEA (Transtorno de Espectro Autista), atraso de desenvolvimento, rebaixamento cognitivo, macronania, diminuição de acuidade visual e epilepsia.

Diante o quadro clínico foi prescrito um tratamento terapêutico multidisciplinar por tempo indeterminado, mas houve negativa do plano de saúde afirmando que não há cobertura contratual.

A justiça entende que a Unimed Curitiba tem obrigação de oferecer o tratamento.

“Os médicos que acompanham o tratamento do autor solicitaram especificamente os tratamentos ora requeridos. É certo que incumbe ao médico, perito no assunto, dizer qual o melhor tipo de tratamento à mazela enfrentada pela parte autora. Não é razoável ao plano de saúde interferir nas técnicas indicadas pelos profissionais da medicina, sob pena de colocar em risco a vida do paciente e frustrar o objeto do seguro saúde.

A negativa da ré fere a finalidade básica do contrato, qual seja a tutela da saúde, e coloca o consumidor em posição de extrema desvantagem”.

Foi determinado oferecimento, de forma ilimitada, de fonoaudiologia pelo método ABA, reeducação visual, musicoterapia, psicomotricidade relacional, psicomotricidade aquática e terapia ocupacional com integração sensorial.

Caso não haja profissional terapeuta habilitado/especializado credenciado na cidade onde reside o autor, seja determinado o pagamento do tratamento diretamente ao prestador de serviço ou por reembolso integral para os pais, nos termos do contrato.

(imagem ilustrativa)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile