CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Vale do Ivaí recebe novas redes do Paraná Trifásico
A Copel colocou em operação neste domingo (28) a nova linha de transmissão de energia que conecta as subestações Curitiba Leste (PR) e Blumenau (SC). - Foto"Divulgação Copel

Vale do Ivaí recebe novas redes do Paraná Trifásico

São oito os municípios do Vale que já possuem as novas redes trifásicas, com expansões em andamento: Apucarana, Arapuã, Califórnia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre e...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Vale do Ivaí recebe novas redes do Paraná Trifásico
A Copel colocou em operação neste domingo (28) a nova linha de transmissão de energia que conecta as subestações Curitiba Leste (PR) e Blumenau (SC). - Foto"Divulgação Copel

Equipes de projetos e construção de redes da Copel estão em campo no Vale do Ivaí para a execução de obras do Programa Paraná Trifásico, que contempla atualmente 17 municípios da região. Ao todo, 571 quilômetros de redes elétricas estão projetadas ou já em fase de construção; outros 83 quilômetros foram concluídos em 2020.

São oito os municípios do Vale que já possuem as novas redes trifásicas, com expansões em andamento: Apucarana, Arapuã, Califórnia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre e Marilândia. Em Bom Sucesso há redes em construção, e o trabalho se estenderá nos próximos meses para Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Lunardelli, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí.

O gerente regional de Projetos e Obras da Copel, Aparecido Alberto Tomazeli, explica que além do reforço na rede para possibilitar o funcionamento de motores no campo, a rede já está sendo construída em um padrão que evita os desligamentos. “A rede trifásica já está sendo instalada com proteção contra o toque de galhos de árvores ou outras interferências externas. Então, o produtor terá uma energia com menos desligamentos e oscilações”, afirma. Outro benefício destacado por Tomazeli é que, com a expansão da malha trifásica, o custo de conexão à rede tende a reduzir significativamente para os clientes que tiverem interesse em migrar seu padrão monofásico.

Outra melhoria destacada por ele é que as redes que passam por meio da mata estão sendo transferidas para as margens de rodovias, facilitando o acesso das equipes para manutenções. É o caso de obras realizadas em diversos municípios da região, como Jardim Alegre, Faxinal, e Arapuã, que tiveram novas redes entregues no fim de abril. “Para o segundo semestre temos duas obras grandes previstas: a conclusão de uma interligação de 45 quilômetros entre Faxinal e o Bairro dos França, e a construção de 60 quilômetros de novas redes, passando por Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí e Grandes Rios”, diz Tomazeli.

O PROGRAMA – O Paraná Trifásico é um programa plurianual com investimento total previsto em R$ 2,1 bilhões. O objetivo é reforçar toda a espinha dorsal da rede de distribuição rural no Estado, substituindo a tecnologia monofásica existente. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o programa proporciona o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo inferior ao que seria pago em condições anteriores. Em 2020, foram 419 quilômetros de redes construídas pelo programa em toda a região Norte do Paraná.

Outro benefício trazido pelas novas linhas é que elas possuem religadores automáticos e conexões inteligentes com a central de monitoramento da rede. Os equipamentos automatizados auxiliam na identificação de problemas e podem evitar parte dos desligamentos ou agilizar a normalização do fornecimento, ao serem acionados remotamente pelo novo Centro de Operações da Copel, em Curitiba.

As informações são da AEN-PR.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais