CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Governo abre consulta pública para regionalização de serviços de água e esgoto
Crédito: Agência Brasil/ EBC

Governo abre consulta pública para regionalização de serviços de água e esgoto

Além de determinar a regionalização até 15 de julho deste ano, o marco regulatório também exige que os contratos de prestação dos serviços públicos garantam o...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Governo abre consulta pública para regionalização de serviços de água e esgoto
Crédito: Agência Brasil/ EBC

O Governo do Estado abriu consulta pública para colher sugestões ao projeto de lei que vai definir a regionalização dos serviços de água e esgoto. A proposta atende a Lei Federal nº.14.026, de 15 de julho de 2020, conhecida como novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Além de determinar a regionalização até 15 de julho deste ano, o marco regulatório também exige que os contratos de prestação dos serviços públicos garantam o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até 31 de dezembro de 2033.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca que a nova estruturação, que uniformiza nas microrregiões o planejamento, a regulação e a fiscalização, vai promover ganhos de escala para a universalização dos serviços e o atendimento da população dos municípios com menores indicadores de renda. 

“Apesar da posição confortável do Paraná, quando comparado a outros estados, vivemos uma crise hídrica há pelo menos dois anos. Com gestão e planejamento microrregionais será mais fácil buscar soluções conjuntas para os municípios que se abastecem nos mesmos locais e também definir investimentos para a universalização dos serviços em todo o Estado”, afirma.

MICRORREGIÕES – A proposta submetida à consulta pública cria três microrregiões (Oeste, Centro-Leste e Centro-Litoral), que foram formadas por critérios de homogeneidade populacional e de expansão dos serviços de água e esgoto, divisão da infraestrutura operacional dos serviços e particularidades sociais, econômicas e geopolíticas. 

Cada microrregião terá natureza jurídica de autarquia intergovernamental de regime especial, com caráter deliberativo e normativo, e personalidade jurídica de Direito Público. 

Sua função será o planejamento, regulação, fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais urbanas.

Caberá a cada microrregião manter ou instituir mecanismos que garantam o atendimento da população dos municípios com menores indicadores de renda. Também serão responsáveis pelo cumprimento das metas de universalização previstas no novo Marco Legal do Saneamento Básico.

PROPOSTA – A proposta de regionalização foi desenvolvida por um grupo de trabalho formado pela Governadoria, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes e Paranacidade.

Além de definir as microrregiões de água e esgoto, o grupo também dará suporte a elas para que desenvolvam de maneira independente seus planos regionalizados, contendo diretrizes para o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação desses serviços.  

CONSULTA – A consulta pública é dirigida a todos os interessados, especialmente os profissionais do setor de saneamento e recursos hídrico. Toda a documentação ficará disponível no SITE até 2 de junho de 2021.

As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até às 18h do dia 2 de junho pelo site, correios ou diretamente ao endereço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Palácio das Araucárias – 2º Andar, Praça Nossa Senhora da Salete S/N, Curitiba (PR), CEP: 80530-180.

Também serão promovidas três audiências públicas, por videoconferência, para discussão da proposta, agendadas para os dias 17, 19 e 21 de maio.

AEN-PR

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN