CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Seminário internacional celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Para se inscrever, é necessário entrar no seguinte endereço na internet: https://eventos.congresse.me/liberdadedeimprensa...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fará um seminário internacional para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado na segunda-feira, 3. O evento terá painéis nos dias 3 e 4 de maio, das 16 horas às 17h30, com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e outras entidades envolvidas na defesa da causa.

Para se inscrever, é necessário entrar no seguinte endereço na internet: https://eventos.congresse.me/liberdadedeimprensa

O tema escolhido para esse ano é “Informação como bem público” e destaca a importância do jornalismo livre e independente na produção de notícias. Chama a atenção também para a necessidade de se garantir a segurança dos jornalistas para que eles possam fornecer informação verificada de interesse público.

O seminário ainda abordará a polarização social e a liberdade de imprensa.

Entre os tópicos abordados estão: medidas para garantir a viabilidade dos veículos de comunicação, incluindo a segurança dos jornalistas e sustentabilidade econômica; mecanismos para garantir a transparência das empresas de internet; e incentivos à chamada educação midiática e informacional, que permitam às pessoas reconhecer e valorizar, bem como defender e exigir, o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público.

Neste ano, a data coincide com o 30º aniversário da Declaração de Windhoek para o Desenvolvimento de uma Imprensa Livre, Independente e Pluralística, documento que afirma o compromisso da comunidade internacional com a liberdade de imprensa.

Programação

* 3 de maio: INFORMAÇÃO COMO BEM PÚBLICO 16h – 17h30 – horário de Brasília

Abertura: Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta) | Participantes: ministro Luís Roberto Barroso (TSE), Flavia Lima (Folha de S.Paulo), Flávio Lara Resende (Abert), Marlova Noleto (Unesco) | Moderador: Marcelo Rech (ANJ)

* 4 de maio: POLARIZAÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA | 16h – 17h30 – horário de Brasília | Português e Inglês – com tradução simultânea

Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil (a confirmar) | Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (Unesco), Aline Midlej (GloboNews) | Moderador: Guilherme Amado (Abraji)

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN