CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a PF deflagra Operação Harem e cumpre mandados de busca e prisão em Foz

PF deflagra Operação Harem e cumpre mandados de busca e prisão em Foz

A ação policial foi denominada “Operação Harem” e visa desarticular um grupo criminoso voltado ao trafico de mulheres para fins de exploração sexual....

Publicado em

Por CGN 2

Publicidade
Imagem referente a PF deflagra Operação Harem e cumpre mandados de busca e prisão em Foz

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 27 de abril de 2021, policiais federais deflagraram uma ação policial simultânea cumprindo mandado de busca e a apreensão e prisão em diversas cidades do Brasil e diversos países do mundo com apoio da INTERPOL.

A ação policial foi denominada “Operação Harem” e visa desarticular um grupo criminoso voltado ao trafico de mulheres para fins de exploração sexual.

Foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e  a 8 mandados de prisão preventiva. Destes, 5 mandados foram incluídos na Difusão Vermelha da INTERPOL, mais precisamente no Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália, diante da suspeita de que alguns investigados estejam fora do País.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, foram cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Foz do Iguaçu/PR, Venâncio Aires/RS, Lauro de Freitas/BA e Rondonópolis/MT.

As investigações foram iniciadas em 2019, em inquérito policial instaurado com base em desdobramento da denominada Operação NASCOSTOS, que desarticulou um grupo de estelionatários que praticava fraudes pela internet, mediante a clonagem de cartões de crédito.

No curso dessa investigação (Operação NASCOSTOS), identificou-se que algumas das compras feitas pelos estelionatários com cartões clonados foram de passagens aéreas, as quais tiveram como destinatárias duas mulheres que viajaram a Doha/Catar. Uma vez identificadas, essas vítimas de exploração sexual relataram cerceamentos de direitos a que foram submetidas nesse destino, bem como que receberam as passagens de um indivíduo que as agenciou para a prática dos atos de prostituição.

Com o avanço das investigações, identificou-se uma rede de agenciadores/aliciadores que atuava na exploração sexual, tanto em território nacional, quanto no exterior. Até o momento, a investigação apurou que os países para os quais houve viagens para fins de exploração sexual foram Brasil, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar e Austrália. Há indícios, ainda, de que em algumas viagens ao Paraguai foram aliciadas/agenciadas pessoas menores de 18 anos. 

Os crimes investigados são:

1)    favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável;

2)    tráfico de mulheres para fins de exploração sexual;

3)    falsidade material e/ou ideológica e uso de documento falso;

4)     favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual.

Em Foz do Iguaçu foi cumprido um mandado de busca e apreensão e prisão.

Fonte: Tribuna Popular.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN