CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Covid-19: Fila de espera por leitos de UTI volta a ficar zerada na 20ª Regional de Saúde de Toledo

Covid-19: Fila de espera por leitos de UTI volta a ficar zerada na 20ª Regional de Saúde de Toledo

Isso demonstra uma melhora ainda que pequena no cenário da pandemia na região, uma vez que durante o mês de março os números de pessoas que...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Covid-19: Fila de espera por leitos de UTI volta a ficar zerada na 20ª Regional de Saúde de Toledo

A pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19), continua gerando grandes problemas em Toledo e região, mas nesta terça-feira (20) tivemos uma boa notícia. A fila de espera por leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 voltou a ficar zerada na 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Isso demonstra uma melhora ainda que pequena no cenário da pandemia na região, uma vez que durante o mês de março os números de pessoas que aguardavam por leitos de UTI Covid-19 foi altíssimo, chegando a mais de 20 em alguns dias. No momento, 11 pacientes ainda esperam por vagas de enfermaria.

A 20ª Regional de Saúde de Toledo conta com 62 leitos de UTI Covid-19, sendo que atualmente apenas duas vagas estão disponíveis. Os 62 leitos estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, com 28 vagas, das quais 27 estão ocupadas, o Hospital Bom Jesus, em Toledo, com 24 leitos, sendo que todos estão indisponíveis e o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, que possui 10 vagas, com apenas uma disponível.

Essa diminuição da fila de espera pode ser reflexo da redução do número de casos em relação ao mês anterior. No mês de março Toledo registrou o seu recorde de novos casos da doença, foram 3.250 no total, no entanto esses números têm diminuído gradativamente, o que para o médico e diretor geral da Secretaria de Saúde do município, Fernando Pedrotti, representa muito.

“A diminuição do número de casos representa algo muito maior do que somente a redução por si só. Ela impacta na diminuição de casos graves, de pacientes hospitalizados e por consequência reduz os óbitos. Isso nos deixa muito felizes, mesmo assim precisamos manter a prevenção e os cuidados constantes”, ponderou o médico em entrevista recente.

Macrorregião Oeste

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu, a situação da pandemia segue crítica, mas apresenta melhora em relação ao que foi em março.

No momento, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 na Macrorregião é de 97,40%, com apenas oito leitos livres de um total de 311. Quanto às vagas de enfermaria, o cenário permanece estabilizado em relação aos últimos dias. Das 404 vagas existentes, 185 estão livres, o que representa uma taxa de ocupação de 54,20%.

O número de pacientes que esperam por leitos hospitalares é um dado que ainda preocupa bastante as autoridades da área de saúde. Atualmente a Macrorregião Oeste tem 26 pessoas aguardando por leitos de UTI Covid-19 e 33 cidadãos esperando por vagas de enfermaria, totalizando 59 pacientes aguardando por leitos hospitalares.

Fonte: Toledo News.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN