CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Rosa dá 10 dias para Bolsonaro informar sobre ação por ameaças a jornalistas

Rosa dá 10 dias para Bolsonaro informar sobre ação por ameaças a jornalistas

Ao Supremo, a ABI acusa um quadro de “declínio da liberdade de expressão no Brasil”. Na ação, assinada pelos advogados Cláudio Pereira de Souza Neto, Natáli...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade
Imagem referente a Rosa dá 10 dias para Bolsonaro informar sobre ação por ameaças a jornalistas

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu dez dias para que o presidente Jair Bolsonaro, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados prestem informações em uma ação movida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A entidade pede que o Tribunal delimite a interpretação de artigos da Constituição que, em sua avaliação, têm “efeito silenciador” ao abrirem caminho para o “emprego abusivo” de ações de reparação contra jornalistas e veículos de comunicação.

Ao Supremo, a ABI acusa um quadro de “declínio da liberdade de expressão no Brasil”. Na ação, assinada pelos advogados Cláudio Pereira de Souza Neto, Natáli Nunes da Silva e Fernando Luís Coelho Antunes, a associação lista como sintomas as crescentes ameaças a jornalistas e a ativistas, a hostilização de profissionais de imprensa por autoridades governamentais e seus apoiadores, a instauração de procedimentos de responsabilização criminal contra a categoria, inclusive com base da Lei de Segurança Nacional (LSN) sancionada na ditadura, e a possibilidade de ajuizamento de múltiplas ações de reparações de danos, com o mesmo objeto e contra o mesmo jornalista ou órgão de imprensa, “com o propósito de lhes impor constrição econômica e de dificultar o exercício do direito de defesa”.

Rosa decidiu ouvir, em um primeiro momento, as informações dos Poderes Executivo e Legislativo. “A matéria objeto do presente feito revela-se de extrema delicadeza e relevância singular, nela contemplado, sem dúvida, especial significado para a ordem social e para a proteção de liberdades constitucionais de índole fundamental”, escreveu no despacho assinado na última sexta-feira, dia 16.

Antes de tomar uma decisão, a ministra do STF ainda vai esperar, como é de praxe, manifestações da Advocacia Geral da União (AGU) e da Procuradoria Geral da República (PGR).

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais