CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Miguel Díaz-Canel assume liderança do Partido Comunista e encerra era Castro

Junto com Raúl, deixaram de fazer parte da cúpula outros dirigentes históricos, como o atual “número 2” do partido, José Ramón Machado-Ventura, de 90 anos, e...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Cuba virou a página dos governos dos irmãos Castro, com a aposentadoria de Raúl Castro, aos 89 anos, numa transição simbólica que não muda a linha política do país, um dos últimos comunistas no mundo. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, substituiu Raúl como primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba nesta segunda-feira, 19, no quarto e último dia do 8º Congresso da legenda.

Junto com Raúl, deixaram de fazer parte da cúpula outros dirigentes históricos, como o atual “número 2” do partido, José Ramón Machado-Ventura, de 90 anos, e o comandante Ramiro Valdés, de 88, além de Marino Murillo, considerado o líder das reformas econômicas iniciadas há uma década.

“19 de abril, um dia histórico”, escreveu Díaz-Canel, de 60 anos, em sua conta no Twitter. “A Geração do Centenário, fundadora e guia do Partido, entrega responsabilidades” a uma geração mais jovem, acrescentou.

“O mais revolucionário dentro da Revolução é sempre defender o partido, da mesma forma que o partido deve ser o maior defensor da Revolução”, disse posteriormente o presidente.

A imprensa estatal cubana, a única com acesso à cobertura do evento, ainda não detalhou quem foi nomeado como segundo secretário do partido, no lugar de Machado-Ventura.

Entre os novos integrantes do órgão mais poderoso do partido estão o primeiro-ministro do país, Manuel Marrero, e Luis Alberto Rodríguez López-Callejas, ex-genro de Raúl Castro e chefe do conglomerado cubano de propriedade militar GAESA, que controla os ativos econômicos mais valiosos do país.

Continuam no órgão de direção, além de Díaz-Canel, o presidente do Parlamento, Esteban Lazo; o vice-presidente, Salvador Valdés; o vice-primeiro-ministro, Roberto Morales; e o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, entre outros.

Ao todo, a nova composição do órgão conta com 14 dirigentes, 3 a menos do que a anterior. Entre eles, há três veteranos com mais de 70 anos e três mulheres: a presidente da Federação de Mulheres Cubanas, Teresa Amarelle; a cientista e diretora do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, Marta Ayala; e a primeira secretária do partido em Artemisa, Gladys Martínez.

Os militares estão representados pelo recém-nomeado ministro das Forças Armadas Revolucionárias, general do Exército Álvaro López Miera; o general de Divisão Lázaro Álvarez Casas; e por Rodríguez López-Callejas, que é general de Brigada.

A transferência ocorre em meio a uma profunda crise econômica no país devido à pandemia do coronavírus e ao fortalecimento do embargo que os Estados Unidos mantêm ao país há 60 anos.

Embora seja uma transição simbólica, em um país onde a maioria da população só conheceu Fidel e Raúl Castro à frente do poder, não significa necessariamente uma mudança na linha política cubana. “Desde que nasci, conheci apenas um partido e até agora vivemos com ele, e ninguém passa fome”, diz Miguel Gainza, um artesão de 58 anos que trabalha na Havana Velha e apoia esse sistema político. “É uma pena que Fidel tenha morrido, porque ele resolvia tudo”, lamenta.

‘Administrar um país’

Um total de 300 delegados de toda a ilha, representando 700 mil militantes, votou direta e secretamente no domingo para eleger o Comitê Central, composto de 114 membros.

Para John Kavulich, presidente do Conselho Econômico e Comercial Cuba-Estados Unidos, é necessária uma mudança geracional na ilha. “Atualmente, a idade combinada dos três líderes do Partido Comunista está se aproximando dos 300 anos”, diz.

O partido está envelhecendo. De seus integrantes, 42,6% têm mais de 55 anos, o que frustra as aspirações dos jovens.

Kavulich considera que há no partido uma “falta de vontade de aceitar que já não é preciso lutar por uma revolução, mas sim gerir um país não de meados do século 20, mas da segunda década do século 21”.

Entre muitos cubanos, há um cansaço devido à escassez e às longas filas para se abastecer. O país importa 80% do que consome.

O governo, atormentado nos últimos quatro anos pelo endurecimento das sanções de Washington, continua tendo o combate ideológico entre suas prioridades. “A existência de um único partido em Cuba foi e sempre estará no foco das campanhas do inimigo”, disse Raúl em seu discurso. “Esta unidade deve ser protegida com zelo e nunca aceitar a divisão entre revolucionários sob falsos pretextos de maior democracia.”

‘Contrarrevolução interna’

Na pizzaria onde trabalha, Luis Enrique Oramas, de 30 anos, diz que “se deixassem as pessoas falarem o que pensam, seria como em outros lugares, (haveria) dois ou até três partidos”. “A maioria das pessoas preferiria isso do que como o país anda agora, tendo um partido em que todos pensem o mesmo”, acrescenta.

A nova liderança chega em meio a uma expansão das demandas sociais nas redes, graças ao advento da internet móvel em 2018. Ativistas, artistas e intelectuais mantêm uma intensa atividade nas redes sociais, em um país onde as manifestações são quase inexistentes.

Antes de partir, Raúl rejeitou que “as mentiras, a manipulação e a divulgação de notícias falsas não tenham mais limites” em referência às críticas nas redes. É “a contrarrevolução interna, que carece de base social, liderança e capacidade de mobilização”, acrescentou.

Durante o congresso, o partido adotou uma resolução para enfrentar a “subversão” política e ideológica, enquanto vários ativistas, jornalistas independentes e artistas denunciaram no Twitter que a polícia os impedia de sair de casa, recurso utilizado para impedir que se encontrassem.

O 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba termina nesta segunda-feira, na mesma data em que se comemora o 60º aniversário da Vitória da Praia de Girón, como se chama em Cuba a Invasão da Baía dos Porcos (1961). COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN