CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Coleta seletiva de lixo garante renda para famílias de recicladores em Cascavel

Coleta seletiva de lixo garante renda para famílias de recicladores em Cascavel

Todo este trabalho tem como objetivo consciencializar a população sobre a importância da reciclagem dos resíduos domésticos....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Coleta seletiva de lixo garante renda para famílias de recicladores em Cascavel

A coleta seletiva  de lixo em Cascavel é feita por meio do programa “Reciclar é preciso”. Uma vez por semana, o caminhão do programa passa nos bairros recolhendo as bolsas de ráfia que são entregues aos moradores para o acondicionamento do material reciclável, que é levado para os Ecopontos, onde é feita a classificação, prensagem e comercialização.

Todo este trabalho tem como objetivo consciencializar a população sobre a importância da reciclagem dos resíduos domésticos.

O trabalho da coleta seletiva é realizado em cascavel de duas formas:  por meio dos caminhões da OT Ambiental, que é uma empresa terceirizada e ainda pelos caminhões cedidos às cooperativas credenciadas instaladas nos ecopontos.

Todo o material reciclável  coletado  é direcionado aos Ecopontos, que são barracões construídos nos bairros Melissa, Quebec, Santa Cruz, Brasília,  Cascavel Velho e Rua Manaus .

A população deve ficar atenta aos dias e horários que os caminhões realizam a coleta dos recicláveis, depositando em frente à residência seus resíduos  secos e limpos acondicionados dentro das bolsas de ráfia disponibilizadas pelo município.  “Distribuímos a bolsa, casa a casa, porta a porta e aí passa o caminhão uma vez por semana recolhendo o material reciclado. Na cooperativa, o lixo reciclável é descarregado, feita a triagem, separação, prensagem  e fazemos o rateio para os cooperados. O material é o  pagamento, o salário,  o rateio das 55 famílias que trabalham na cooperativa. Sem este material a gente não tem renda”, explicou Márcia Regina de Oliveira, presidente da Caremel, cooperativa que faz a gestão do Ecoponto do bairro Melisssa.

Padrões

A responsável pela divisão de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Indialara Rossa, disse que a coleta em casa precisa  seguir  alguns padrões. “ É necessário que as famílias façam a separação do lixo seco  dos resíduos orgânicos e coloquem em sacos de ráfia que são disponibilizados pela Sema e recolhidos pelos caminhões do Ecolixo e OT Ambiental”.

No bairro Florais do Paraná a coleta é feita toda a quarta feira pela equipe da Josiane, Cleide e Thalia. Elas se encarregam de recolher as bolsas e deixar outras para os moradores.” É muito importante que a população nos ajude fazendo a separação do lixo reciclável. Sem este material não podemos trabalhar e ficamos sem renda para sustentar nossas famílias”, disse Josiane Nunes Lima, recicladora.

A dona Glaci Oliveira, é uma dona de casa  consciente, ela faz a separação  corretamente “porque eu sei a importância deste  material para  as famílias. Aqui em casa a gente tem este costume, e toda a quarta feira  o caminhão passa , recolhe o material que agente separou e deixa outra bolsa de ráfia para nós”.

 Coleta de volumosos

 Além da coleta de materiais recicláveis, a prefeitura de Cascavel, através da Secretaria de Meio Ambiente, disponibiliza para a  população a coleta de resíduos volumosos (sofás, eletrodomésticos de grande volume, móveis em geral) através de agendamento prévio pelo telefone 3902 1392”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, Ney Havertoh.

Fonte: Assessoria

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais