CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Vinculação entre TCU e TCEs rompe ciclo de irresponsabilidade, diz Guedes

“Estamos estendendo a mão e dando ferramentas de gestão para governadores e prefeitos trabalharem”, disse Guedes durante live promovida pelo Jota....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira, 12, que as cláusulas de emergência fiscal, com gatilhos de contenção de despesas em caso de comprometimento das finanças, foram solicitadas pelos próprios governadores e prefeitos. O protocolo para crises fiscais foi aprovado na quinta-feira no âmbito da PEC emergencial.

“Estamos estendendo a mão e dando ferramentas de gestão para governadores e prefeitos trabalharem”, disse Guedes durante live promovida pelo Jota.

Segundo ele, a PEC tem como mérito também estabelecer uma vinculação entre decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) relacionadas a contabilidade de gastos. Boa parte das crises financeiras de Estados e municípios tem como pano de fundo a “contabilidade criativa” que maquiou gastos e permitiu a elevação de despesas quando a situação das contas já era delicada.

“A União é bastante controlada pelo TCU, mas os Estados não são pelos TCEs. A PEC coloca efeitos vinculantes, tudo que o TCU faz os TCEs são obrigados a adotar. Isso rompe o ciclo de irresponsabilidade”, disse Guedes.

Incomodado com as críticas direcionadas à condução da pauta fiscal pelo Ministério da Economia, Guedes rebateu. “As pessoas têm que ver que há um esforço extraordinário”, comentou.

Mais cedo, ele já havia reagido a acusações da oposição de que o governo usou o auxílio emergencial como “chantagem” para aprovar as medidas de ajuste fiscal.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN