CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Câmara aprova texto-base de PL que dá apoio a setor do entretenimento na pandemia

Efraim Filho questionou o fato de uma emenda de bancada, sugerida pelo deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), ter sido rejeitada pela relatora da proposta, Renata Abreu (Podemos-SP),...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Câmara aprovou o texto-base do projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que visa a dar apoio ao setor de entretenimento, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Um relatório sobre a proposta havia sido aprovado ontem, 2, mas o ato foi anulado na fase de apreciação dos destaques das bancadas após uma discussão entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do DEM, Efraim Filho (PB).

Efraim Filho questionou o fato de uma emenda de bancada, sugerida pelo deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), ter sido rejeitada pela relatora da proposta, Renata Abreu (Podemos-SP), sem que o parecer tivesse ficado disponível com antecedência para os parlamentares, como determina o regimento da Casa.

A proposta do partido incluía o setor de turismo entre os beneficiários, como hotéis, cinemas, casas noturnas, casas de shows, eventos e espetáculos. A relatora havia rejeitado a proposta sob o argumento de inadequação financeira.

Irritado, Lira suspendeu a sessão e responsabilizou o líder do DEM por atrasar a votação e rejeitar um acordo entre as lideranças em torno da proposta.

Hoje, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), reconheceu a nulidade do ato e ratificou a decisão tomada ontem por Lira. Em seguida, pautou o projeto para votação.

Renata Abreu apresentou novo parecer, dessa vez acatando a emenda do DEM, o que permitiu a inclusão de parques temáticos, de diversão, aquáticos e atrações turísticas entre os que poderiam ser beneficiados pelo programa.

O líder do DEM comemorou a decisão. “Perdemos uma noite, mas ganhamos um dia de esperança a milhares de empreendedores”, disse Efraim Filho.

A proposta visa a criar condições de ajuda para que o setor, um dos mais afetados em razão da pandemia. O texto prevê o desconto de até 70% nas multas e juros de dívidas de empresas do setor e de 100% dos encargos legais.

O texto permite o parcelamento desses financiamentos em 120 parcelas, zera o PIS/Cofins e a CSLL, facilita crédito para capital de giro para as empresas e prevê medidas para preservar empregos.

Os deputados analisam agora os destaques, que podem mudar o teor da proposta.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN