CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsas da Europa fecham mistas com foco em indicadores

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou com ganho de 0,05%, a 413,42 pontos....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os principais índices da bolsas europeias fecharam sem sinal único nesta quarta-feira, em sessão marcada pela divulgação de indicadores da zona do euro e de algumas das principais economias do continente. No Reino Unido, prevaleceu o otimismo diante da confirmação de mais estímulos para recuperar a economia britânica da crise do novo coronavírus.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou com ganho de 0,05%, a 413,42 pontos.

O FTSE 100, de Londres, avançou 0,93% nesta quarta, aos 6.675,47 pontos. O clima positivo na bolsa londrina ocorre apesar da notícia de que o governo local vai aumentar o imposto corporativo a empresas com lucro igual ou maior que 50 mil libras de 19% para 25% a partir de 2023. Ações de bancos e de companhias aéreas estiveram entre as maiores altas do dia no FTSE 100, com avanço de 5,01% do Barclays e alta de 6,81% da AIG.

Os mercados ainda reagiram a indicadores da economia europeia nesta quarta. Os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto e do setor de serviços da zona do euro de fevereiro avançaram acima das leituras prévias. Os PMIs do Reino Unido no período também avançaram, e apenas o dado de serviços da Alemanha registrou contração no mês passado.

Expectativas por alta inflacionária na Europa, por outro lado, preocupam investidores. O índice de inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) europeu subiu 1,4% entre dezembro e janeiro, superando previsão de crescimento a 1,0%. Com as expectativas de alta na inflação, investidores europeus repetem movimento visto nos EUA e se desfazem de títulos do governo, o que tem provocado um aumento nos rendimentos desses ativos. Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Jens Weidmann disse nesta quarta que a entidade monetária pode reduzir o volume de compras do programa emergencial adotado durante a pandemia para conter este movimento.

Diante deste cenário, o índice DAX, de Frankfurt, subiu 0,29%, aos 14.080,03 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, fechou em alta de 0,35%, aos 5.830,06 pontos.

Em movimento contrário, o FTSE MIB, de Milão, contraiu 0,16% nesta quarta, aos 23.046,77 pontos, após a Itália registrar queda de 1,9% do Produto interno Bruto (PIB) do 4º trimestre de 2020, além de recuo anual de 6,6%.

Em queda mais acentuada em comparação com Milão, o IBEX 35 de Madri caiu 0,32%, aos 8.329,30 pontos. Os ganhos do setor financeiro visto em Londres se repetiram na bolsa madrilenha, com o BBVA (+2,98%) e o Banco de Sabadell (+2,96%) entre as maiores altas do dia. Empresas de energia renovável, como Siemens Gamesa (-5,43%), Acciona (-4,51%) e Solaria Energia (-3,47%), lideraram as perdas.

Já em Lisboa, o PSI 20 destoou do cenário geral e registrou forte queda de 2,11%, aos 4.673,70 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN