CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Fed vê longo caminho a percorrer com 10 milhões de desempregados pela pandemia

Para ele, “será apropriado manter a atual taxa de juros dos Fed Funds até que seja possível atingir os objetivos de máximo emprego e inflação média...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que “com 10 milhões de pessoas desempregadas ante o nível registrado antes da pandemia há longo caminho a percorrer” para avançar de forma substancial as condições do mercado de trabalho no país, cuja participação de assalariados está abaixo do nível registrado antes do surgimento do novo vírus. “A melhor política para retomar a economia é a vacinação contra covid-19.”

Para ele, “será apropriado manter a atual taxa de juros dos Fed Funds até que seja possível atingir os objetivos de máximo emprego e inflação média ao redor de 2% ao ano no longo prazo.

“A inflação continua abaixo do objetivo de longo prazo de 2% em termos anuais”, destacou Powell, em depoimento ao Comitê Bancário do Senado dos EUA.

Ele ressaltou que em alguns setores produtivos os preços continuam bem comportados porque foram afetados pelos efeitos recessivos da pandemia do coronavírus.

Afrouxamento quantitativo

O presidente do Federal Reserve afirmou que para “moderar o programa de afrouxamento quantitativo será necessário substancial progresso rumo aos objetivos” do banco central norte-americano, que é a máxima geração de emprego e inflação de 2% no longo prazo. “Comunicaremos de forma clara avanço de objetivos antes de mudanças no QE.”

E destacou: “A economia está distante de nossos objetivos e deve levar algum tempo para registrar melhora.”

Ele ressaltou que a taxa de desemprego está perto de 20% para o quartil de menor renda da população dos EUA. “Para melhorar a economia, precisamos manter a política monetária acomodatícia. Estamos comprometidos a empregar toda a gama de instrumentos de política monetária para apoiar a economia.”

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais