CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Covid-19: cerca de 60 pacientes já fizeram a espirometria

Covid-19: cerca de 60 pacientes já fizeram a espirometria

Quem passou por esse momento com o coração apertado foi o Valter Geacomini, esposo de Terezinha. Ele, que não contraiu a doença, conta emocionado como passou...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Covid-19: cerca de 60 pacientes já fizeram a espirometria

Dia 21 de agosto de 2020 é a data que não será esquecida pela Terezinha Oliveira Geacomini, e nem pela família. Foi nesse dia que ela recebeu alta do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), após 37 dias internada na Ala Covid-19, sendo 19 dias deste período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Foi um susto. Me cuidei tanto, não tirei a máscara em nenhum momento fora de casa, e de repente, fui surpreendida com a doença”, conta Terezinha.

Quem passou por esse momento com o coração apertado foi o Valter Geacomini, esposo de Terezinha. Ele, que não contraiu a doença, conta emocionado como passou esses dias na esperança da recuperação. “Foi muito complicado, sempre estamos juntos, aí acontece isso e não podia nem ver ela. Pior ainda era ir trabalhar, encontrar pessoas que não acreditavam nessa doença. Precisei ser forte, principalmente por conta da nossa filha”, diz.

A alta para casa é um dia bastante lembrado por todos os pacientes que passaram pela Ala Covid-19. Mas a recuperação não termina nesse dia. Terezinha já passou por acompanhamento médico, e na última semana fez o exame de espirometria, que analisa a quantidade de ar e capacidade do pulmão. Desde agosto do ano passado, cerca de 60 pacientes já passaram por esse exame no Huop. “Precisa esperar o tempo aproximado de 4 meses para que possamos avaliar as condições reais do paciente. Se o exame for feito logo após a alta, será identificado alguma alteração, porém em razão do internamento e não das possíveis sequelas da doença”, avalia a fisioterapeuta, Joseane Silva Nobre.

Nesse acompanhamento, a equipe da Fisioterapia também observa atividades que antes da Covid-19 eram comuns, e que agora os pacientes não conseguem mais realizar. “O objetivo é identificar as possíveis limitações, e realizar o acompanhamento para que possam recuperar e voltar a fazer as atividades sem dificuldade, sejam elas no trabalho ou até mesmo lazer. E para isso, precisamos individualizar, pois cada paciente, independente do agravamento da doença, ou tempo de internamento, possui um sintoma diferente”, diz a fisioterapeuta, Janaína Paula Aroca.

Se identificado alterações na espirometria, os pacientes são acompanhados com a equipe médica, que pode prescrever e ajustar medicações, além disso, exercícios e orientações da Fisioterapia também auxiliam nessa recuperação.

A equipe da Fisioterapia ainda ressalta, que durante os seis meses em que é realizado o exame e acompanhamento, a maioria dos pacientes apresentaram algum sintoma ou dificuldade após a Covid-19. “Observamos no primeiro momento, com os primeiros pacientes internados, que muitos estavam abalados e com sintomas psicológicos, já alguns apresentaram também alguma dificuldade motora por conta do tempo de internamento, e outros, a dificuldade pulmonar, que é avaliada nesse exame. Precisamos sempre ouvir o paciente e recomendar o melhor acompanhamento para que possa voltar a rotina de antes”, ressalta Joseane.

E mesmo ainda em recuperação ou acompanhamento, a data da alta, é lembrada, assim como para Terezinha, também por todos os pacientes que passaram pela unidade. É o dia em que todos comentam com emoção sobre a alegria em rever a família. É o dia em que voltam a ter esperança ao contar sobre os dias angustiantes que passaram no hospital. “Todos lembram desse dia, e é impossível não nos emocionarmos com as histórias, também dos familiares que conta o que enfrentaram de angústia do outro lado”, comenta, Janaína.

E o recado, de todos os pacientes, é o mesmo: “Espero que as pessoas se cuidem, a doença é muito séria”, diz Terezinha.

Assessoria

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN