
Menino especial de 11 anos que sumiu de casa foi achado graças à ‘pessoas boas’
Conselheiro tutelar lembra que adultos podem ser responsabilizados pela omissão ao ver e não agir na proteção de crianças e adolescentes......
Publicado em
Por CGN

Uma família do Bairro Santa Cruz passou por momentos indesejáveis na manhã desta segunda-feira (15), quando um menino de 11 anos e portador de necessidades especiais saiu de casa pelo portão enquanto o pai saia para trabalhar e desapareceu do seio familiar.
Segundo o conselheiro tutelar Simão Diego Zanchetti da Luz, que atendeu o caso, o menino, portador de Síndrome de Down, foi achado graças à “pessoas boas”, mas poderia não ter sido assim.
“Muitos passaram e deixaram o menino como estava, mesmo em sugestão risco. Proteger as crianças e os adolescentes é dever dos adultos, que podem ser responsabilizado pela omissão vendo e não agindo na proteção”, explicou Simão.
Neste caso, as pessoas que ajudaram o menino ligaram para o Conselho Tutelar, que não conseguiu identificar o menino por dificuldades do jovem verbalizar.
Assim, levaram-no até a unidade de saúde do bairro, que é um serviço que atende o território e no qual os agentes comunitários de saúde têm trânsito na comunidade. Desta forma, poderiam ajudar na identificação.
Entretanto, isso não foi possível no local, fazendo o conselheiro tutelar prosseguir até a Apae, onde logrou êxito pelo menino ter sido reconhecido e estar matriculado no ensino fundamental.
“Em contato com a mãe, ela estava na 15ª [Delegacia de Polícia Civil] registrando o boletim de desaparecimento. Então, com a assinatura de um termo de responsabilidade, entregamos ele a ela”, pois todos direitos da criança estavam preservados, continua Simão.
O conselheiro lembra ainda que quando não há risco de violação de direitos das crianças e dos adolescentes, nem desabono, o previsto em lei é que o jovem permaneça no convívio familiar, de preferência no núcleo da família.
“Agora vamos seguir acompanhado a família, que foi encaminhada para os serviços do território, para que acompanhem também e para ver se existe qualquer outra fragilidade que possa ser atenuada com proteção da rede. Essa é a medida padrão”, finaliza Simão Zanchetti.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou