CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Presidente do Comitê de Tóquio-2020 descarta renúncia após declarações machistas

Presidente do Comitê de Tóquio-2020 descarta renúncia após declarações machistas

“As declarações vão contra o espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e portanto são ‘inapropriadas'”, admitiu Mori em uma entrevista coletiva, programada às pressas nesta quinta-feira,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade
Imagem referente a Presidente do Comitê de Tóquio-2020 descarta renúncia após declarações machistas

Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, veio a público nesta quinta-feira para pedir desculpas após a repercussão negativa de seus comentários machistas, feitos no dia anterior, sobre a participação de mulheres em reuniões de conselhos. Apesar da pressão pública no Japão, o homem forte da Olimpíada afirmou que não vai renunciar ao cargo e deu a entender que não mudou de ideia.

“As declarações vão contra o espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e portanto são ‘inapropriadas'”, admitiu Mori em uma entrevista coletiva, programada às pressas nesta quinta-feira, em Tóquio. “Gostaria de retirar tudo o que disse”, afirmou, antes de pedir desculpas “a todos que se sentiram ofendidos”.

“Mas não tenho a intenção de renunciar”, completou o dirigente, lembrando o “sacrifício pessoal durante sete anos” a serviço da organização do evento olímpico, adiado em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus e que acontecerá agora de 23 de julho a 8 de agosto.

Na quarta-feira, o jornal japonês Asahi Shimbun publicou comentários feitos por Mori de que mulheres falam demais em reuniões, competem entre si de forma irritante e que as que trabalham no Comitê Organizador “sabem seu lugar”.

A indignação dos japoneses fez com que uma hashtag com a mensagem “Mori por favor renuncie” entrasse nos “trending topics” do Twitter. Os usuários da rede social tentaram pressionar patrocinadores para que o presidente do Comitê Organizador fosse destituído do cargo que ocupa.

No Parlamento Japonês, o primeiro ministro Yoshihide Mori foi perguntado sobre o episódio e se limitou a dizer que os comentários do dirigente máximo da Olimpíada em Tóquio não deveriam ter sido feitos.

Mori tem 83 anos e foi primeiro ministro do Japão em 2000 e 2001. O conselho do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020 teria cinco mulheres dentre os 24 membros. O código de governança da entidade, de 2019, tinha como meta que o conselho tivesse 40% de mulheres em sua composição.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN