CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a PIB da Alemanha tomba 5% em 2020 ante ano anterior, na maior queda desde 2009

PIB da Alemanha tomba 5% em 2020 ante ano anterior, na maior queda desde 2009

A leitura de hoje veio praticamente em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam contração de 5,1% no PIB alemão...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade
Imagem referente a PIB da Alemanha tomba 5% em 2020 ante ano anterior, na maior queda desde 2009

Altamente impactado pela crise do novo coronavírus, o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha tombou 5% em 2020 em relação ao ano anterior, apontou nesta quinta-feira (14) a Destatis, agência oficial de estatísticas do país. Trata-se da maior queda desde 2009, quanto a economia do país encolheu 5,7%, na esteira da crise financeira mundial. Desde então, a Alemanha não registrava PIB negativo.

A leitura de hoje veio praticamente em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam contração de 5,1% no PIB alemão do ano passado ante 2019.

Segundo comunicado da Destatis, a crise da covid-19 deixou “marcas claras” em quase todos os setores da economia da Alemanha. “A desaceleração econômica foi particularmente evidente nos setores de serviços. Alguns registraram quedas mais severas do que nunca. Um exemplo é o setor combinado de comércio, transporte e hospitalidade, cuja produção , ajustada pelo preço, foi 6,3% menor do que em 2019”, aponta a instituição.

Déficit fiscal

As contas públicas da Alemanha também foram afetadas pela pandemia. Adotando gastos expressivos para amortecer o impacto da crise sobre a população, o país registrou em 2020 o primeiro déficit fiscal desde 2011, de 158,2 bilhões de euros, de acordo com a Destatis.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais