CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Após aumento de casos em Manaus, hospitais voltam a instalar câmaras frigoríficas

Segundo o titular da Secretaria de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêllo, a quarta fase do plano de contingência que foi antecipada pelo governo já previa a instalação...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Câmaras frigoríficas voltaram a ser instaladas nos hospitais de Manaus após o aumento de casos de coronavírus, nos últimos dias. A medida tinha sido adotada durante o ápice da pandemia na capital, em abril deste ano, que levou o sistema de saúde ao colapso.

Segundo o titular da Secretaria de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêllo, a quarta fase do plano de contingência que foi antecipada pelo governo já previa a instalação de câmaras móveis, de forma preventiva, nos principais pronto-socorros da cidade para acondicionar os corpos das vítimas de coronavírus.

“Nós estamos operacionalizando várias providências. Hoje nós instalamos a primeira câmara no (Hospital) 28 de agosto e também vamos instalar no Pronto-Socorro João Lúcio e no Platão Araújo. Isso faz parte do plano de contingência, mas também estamos trabalhando na revitalização das unidades”, afirmou, destacando que a pasta identificou a necessidade de possuir uma estrutura definitiva nessas unidades de saúde para acondicionar corpos em geral e que isso deve ocorrer em breve com as câmaras definitivas.

Na última terça-feira, 29, o Amazonas atingiu o maior número de internações em um único dia desde o início da pandemia no Estado, com 112 hospitalizações. Até então, isso tinha ocorrido apenas em maio, pico da pandemia. O governo tem corrido contra o tempo para ampliar leitos clínicos e de UTI nas unidades de saúde em decorrência desse crescimento de casos e sobrecarga dos hospitais, incluindo a rede privada que já está com 100% dos leitos ocupados.

Uma das medidas de emergência cogitadas pelo estado é a implantação de um novo hospital de campanha para conseguir atender a demanda, pois a tendência é o cenário se agravar caso a população não se conscientize e siga as medidas de proteção como usar máscara e álcool em gel, e principalmente evitar aglomerações.

“Nós precisamos que a população entenda que a nossa capacidade instalada é grande, estamos ampliando essa capacidade, porém isso tem um limite. Vai chegar o momento que essa capacidade vai se esgotar se a população não ajudar”, alertou o secretário de saúde.

Até esta quarta-feira, 30, o Amazonas registrou 1.369 novos casos de covid-19 totalizando 199.570 casos confirmados no estado. O número total de mortos chegou a 5.258.

Entre os casos confirmados, 727 pacientes estão internados, sendo 433 em leitos clínicos (143 na rede privada e 290 na pública) e 274 em UTI(102 na rede privada e 172 na rede pública). Outros 277 pacientes considerados suspeitos também estão internados aguardando diagnóstico, desses 65 estão na UTI e 22 em sala vermelha (assistência temporária para estabilizar pacientes críticos/graves).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN