CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Alerj derruba veto que impedia indenização ao RJ por petroleiras

Após 90 dias da publicação da lei, as empresas que operam nas bacias de Campos e Santos estarão sujeitas ao pagamento da indenização, que adotará como...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o veto do Poder Executivo no Projeto de Lei nº 3.265/20, que obriga as empresas de exploração e produção de petróleo e gás natural que atuam nas bacias de Campos e Santos ao pagamento de indenização ao estado em razão do não cumprimento do porcentual mínimo de conteúdo local. O PL foi apresentado pelos deputados Luiz Paulo (sem partido), André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, e Lucinha (PSDB).

Após 90 dias da publicação da lei, as empresas que operam nas bacias de Campos e Santos estarão sujeitas ao pagamento da indenização, que adotará como parâmetro a diferença entre a alíquota interna do ICMS (18%) e a alíquota desse imposto aplicada nas operações com amparo do Repetro-Sped e Repetro-Industrialização (3%) e incidirá sobre o porcentual mínimo obrigatório de conteúdo local não cumprido das Unidades Estacionárias de Produção.

“A mensagem de rejeição do veto foi publicada no Diário Oficial do dia 16/12 e o parecer da Comissão de Emendas Constitucionais e Vetos já validou a medida, de modo que a Lei poderá ser encaminhada para publicação”, explica Rafael Baleroni, sócio do Cescon Barrieu Advogados. Nesse cenário, a discussão sobre as inconstitucionalidades/ilegalidades da lei devem ser direcionadas ao Poder Judiciário, informou.

Quando o PL foi debatido, em novembro, o gerente executivo da Petrobras, Fernando Assumpção, explicou que atender os porcentuais de conteúdo nacional nos projetos de petróleo e gás não era uma simples questão econômica, e que a empresa gostaria de comprar mais no mercado brasileiro se tivessem prazo e preços compatíveis com o mercado internacional.

Segundo Assumpção, desde 2014, 12 projetos da Petrobras tiveram 32 meses de atraso médio, resultando numa perda de arrecadação de US$ 12,6 bilhões. Para o Estado do Rio, afirmou na época, a perda foi de R$ 20 bilhões por atrasos do conteúdo local.

Presente na ocasião, o superintendente de Conteúdo Local da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Luiz Fernando Bispo, disse que os atrasos da Petrobras não seriam culpa apenas da indústria nacional e do conteúdo local. Já a diretora da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Karine Barbário, acusou o representante da Petrobras de dizer “meias-verdades” e que existem casos de sucesso na indústria nacional, posição reforçada pelo vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção Naval e Offshore (Sinaval), Sérgio Bacci, que lembrou que o Brasil já provou competência no setor.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), Tezeu Bezerra, quando a indústria local foi reativada nos governos Lula e Dilma Rousseff, a região gerou mais de 100 mil empregos nos estaleiros brasileiros.

A única defesa ao veto à cobrança partiu do diretor executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP), Antonio Guimarães, que representa as petroleiras. Ele ressaltou que o conteúdo local brasileiro precisa ser internacionalmente competitivo e se sustentar no longo prazo. Para ele, a decisão de cobrar multa às petroleiras vai interferir na economicidade dos projetos e o maior prejudicado será o próprio Estado.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais