CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com Brexit, covid e vacinas no radar

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com Brexit, covid e vacinas no radar

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,20%, em 393,64 pontos....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade
Imagem referente a Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com Brexit, covid e vacinas no radar

Os mercados acionários europeus não tiveram sinal único nesta terça-feira, 8, sem muito impulso. No início do dia, o quadro geral foi negativo, com investidores cautelosos diante das dificuldades na negociação de um acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia no Brexit, bem como ante o avanço da covid-19 pelo mundo. Mais adiante, houve divulgação de avanços no diálogo entre Londres e Bruxelas e o petróleo ganhou algum fôlego, o que apoiou melhora parcial nas bolsas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,20%, em 393,64 pontos.

A UE e o Reino Unido anunciaram um entendimento preliminar entre as partes hoje, para o acordo que pode começar a vigorar em 2021. Ainda não há detalhes sobre o tema e a Eurasia manteve as chances de um acordo comercial em 60%. A consultoria vê pessimismo no governo britânico, mas destaca o fato de que o premiê Boris Johnson irá a Bruxelas nesta semana, o que reforça a expectativa de uma solução para o impasse.

A covid-19 também seguiu no radar. O Reino Unido afirmou que espera aprovação da vacina da Universidade Oxford, em parceria com a AstraZeneca, nas próximas semanas. Hoje, a ação da empresa subiu 0,78% em Londres, ganhando fôlego na reta final, após a AstraZeneca dizer que seus dados revisados confirmam a eficácia de seu imunizante contra o novo coronavírus.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,05%, em 6.558,82 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,06%, para 13.278,49 pontos. Na agenda de indicadores, o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha subiu a 55 em dezembro, bem acima da previsão de 36,0 dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Para a Oxford Economics, o dado alemão foi sinal de otimismo entre investidores para o próximo ano. Em toda a zona do euro, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre cresceu 12,5% ante o trimestre anterior, com contração de 4,3% na comparação anual.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 recuou 0,23%, para 5.560,67 pontos. Entre os bancos franceses, BNP Paribas teve baixa de 0,49% e Société Générale, de 1,53%

Em Milão, o índice FTSE MIB caiu 0,24%, a 22.053,42 pontos. Fiat Chrysler caiu 0,42%, mas no setor de energia ENI avançou 0,26%.

O índice IBEX 35, da Bolsa de Milão, registrou queda de 0,58%, para 8.227,60 pontos. Em Lisboa, o índice PSI 20 destoou da maioria e subiu 1,18%, a 4.759,11 pontos, em dia no qual o juro do bônus de 10 anos de Portugal operou em território negativo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN