CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Servidora da saúde diagnosticada com Covid-19 pela 2ª vez faz alerta: é preciso manter cuidados

Servidora da saúde diagnosticada com Covid-19 pela 2ª vez faz alerta: é preciso manter cuidados

Mulher já havia tido exame com resultado positivo em junho e na semana passada descobriu que está novamente com o coronavírus...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Servidora da saúde diagnosticada com Covid-19 pela 2ª vez faz alerta: é preciso manter cuidados

Uma técnica de enfermagem que atua na rede pública municipal de Cascavel recebeu o diagnóstico positivo de Covid-19 pela segunda vez desde o início da pandemia. Nos dois casos foi feito o exame RT-PCR, um teste que avalia se a pessoa está com o Sars-Cov2 naquele momento, ou seja, com a coleta de secreção do nariz é avaliado se a pessoa está com o vírus que causa a Covid-19 no momento do teste.

A mulher resolveu fazer um alerta para contar como foi no caso dela e alertar: é preciso manter o cuidado sempre, mesmo se você já teve diagnóstico positivo no passado.

Ela comenta que em junho teve apenas dores no corpo e um cansaço anormal. Os sintomas gripais não vieram, mas ela teve a indicação do exame, que coletado no dia 08 de junho, deu positivo.

Há poucos dias ela teve sintomas de gripe, dessa vez mais fortes. Com dor de garganta, coriza, espirros como uma gripe típica.

“Como eu trabalho na UPA Brasília e estava com muitos sintomas fiz novamente o exame e não achava que daria coronavírus, foi pedido por desencargo, mas deu positivo”

A servidora conta ainda que no intervalo entre os dois exames chegou a fazer o teste mais uma vez quando a mãe foi contaminada e, na ocasião, o resultado deu negativo.

“Entre os meus colegas era um assunto que a gente sempre discute, se é possível pegar duas vezes. O que fica claro é que se trata de uma doença muito nova, ainda temos muito a saber sobre ela, então é preciso manter os cuidados. Nós que estamos na saúde vimos que o vírus não parou de circular e o que vemos é um relaxamento muito grande”.

A comunidade científica de fato ainda não tem um parecer definitivo sobre a questão do “recontágio” da Covid-19 e alguns casos são investigados ao redor do mundo.

A situação, no entanto, lembra a importante discussão sobre a possível “imunidade de rebanho” que era apontada como uma possibilidade de solução no início da pandemia. Se acreditava que com o tempo, muitas pessoas teriam imunidade por já ter tido contato com o vírus e assim o avanço da doença seria freado.

A CGN procura a prefeitura para saber se o caso ocorrido em Cascavel foi notado e se, de alguma maneira, será investigado. A reportagem também questionou o município se é possível que um dos exames tenha tido um resultado “falso negativo”. O retorno sobre os questionamentos não foi enviado até a publicação desta reportagem.

Doença em alta

Os números da doença em Cascavel nos últimos dias gera preocupação: são 174 novos casos em 24 horas e 11.734 infectados desde o início da pandemia. Até o momento 186 pessoas já perderam a vida em Cascavel. Atualmente há 66 pacientes hospitalizados com caso confirmado da doença, sendo 32 em UTI e 34 em enfermaria. O número de pessoas internadas em hospital com caso suspeito não está sendo mais divulgado.

Atualização

A Vigilância Epidemiológica informou que está investigando caso, conforme orienta Nota Técnica 52 do Ministério da Saúde e a Nota Técnica de nº 13 da Secretaria Estadual de Saúde.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN