CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Embaixadora busca cooperação municipal para atender refugiados que vivem em Curitiba

Embaixadora busca cooperação municipal para atender refugiados que vivem em Curitiba

Diplomata diz que a cidade de Curitiba é um dos destinos favoritos dos venezuelanos...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Embaixadora busca cooperação municipal para atender refugiados que vivem em Curitiba

A embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria, visitou a Prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (24/11). Durante reunião com uma comissão do município, foram discutidas possibilidades de cooperação para atendimento aos refugiados venezuelanos que moram em Curitiba.

María Teresa disse que Curitiba está entre os destinos preferidos pelos venezuelanos que deixam seu país em busca de novas oportunidades. Ela agradeceu o atendimento oferecido pelo município ao seu povo e solicitou dados, já que sua equipe não sabe quantos venezuelanos moram na capital.

“Curitiba é reconhecida internacionalmente e serve de modelo para os municípios venezuelanos. É uma cidade linda, limpa, planejada e oferece segurança e oportunidades”, disse.  

Acompanhada da representante da Embaixada da Venezuela em São Paulo, Blanca Montilla, a embaixadora foi recebida em uma mesa técnica, no Salão Brasil, no Palácio 29 de Março.

Participaram da reunião a chefe de gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, a superintendente de Assistência Social, Cláudia Estorílio, o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, e o assessor de Relações Internacionais, Guilherme Zuchetti.

Atendimentos

Vilaruel destacou que o município não faz distinção de nacionalidade para os atendimentos oferecidos e que os venezuelanos fazem parte do grupo de imigrantes atendidos pela FAS, nas áreas da assistência social e do trabalho e emprego. “Trabalhamos para todos e atendemos os imigrantes da mesma forma que atendemos um curitibano”, explicou.

O presidente da FAS informou que, de janeiro de 2017 a outubro de 2020, 1.492 venezuelanos foram atendidos nas unidades municipais do Sine e encaminhados para vagas de empregos. Outros 303 participaram de cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo programa Liceu de Ofícios.

Na área da assistência social, 412 famílias venezuelanas foram atendidas pela abordagem social e encaminhadas para serviços de diversas políticas públicas. Um total de 985 venezuelanos recebeu atendimento na Casa da Acolhida e do Regresso, que funciona dentro da Rodoferroviária.

Somente durante o período da pandemia da covid-19, 226 venezuelanos passaram pela CAR e 820 receberam cestas básicas ou crédito alimentar para compra nos Armazéns da Família.

Embaixadora

María Teresa Belandria é formada em Direito pela Universidade Santa María de Caracas e especialista em Direito Internacional Econômico e Integração pela Universidade Central da Venezuela. É professora de graduação e pós-graduação.

Em junho de 2019, foi nomeada embaixadora no Brasil pelo líder da oposição venezuelana Juan Guaidó. É reconhecida como autoridade legítima da Venezuela pelo governo brasileiro, que não reconhece o corpo diplomático oficial do governo de Nicolas Maduro.

As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais