CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Impressionante: Incêndio de grande proporção atinge aterro sanitário de Toledo

Impressionante: Incêndio de grande proporção atinge aterro sanitário de Toledo

O Corpo de Bombeiros foi mobilizado por volta das 13h30 para o combate...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade

Imagem aéreas mostram a dimensão de um incêndio que atingiu o Aterro Sanitário de Toledo.

Nas imagens possível ver a coluna de fumaça que se formou e que o fogo atinge uma das células do aterro.

Felizmente não há construções próximas que possam ser atingidas. O aterro fica na PR-317, saída para Ouro Verde do Oeste.

Segundo o município a fumaça pode conter algum resíduo tóxico, pois foi depositado resíduo industrial e resíduo de saúde, além de pneus inservíveis por muitos anos.

Os bombeiros foram chamados ao local por volta das 13h30. Os bombeiros fizeram um trabalho inicial para controle, mas o fogo está interno no lixo que está enterrado, assim ele deve seguir queimando por um tempo.

As imagens foram feitas pela secretaria de comunicação de Toledo por volta das 14h30.

Imagens: Fabio Ulsenheimer/Secom.

Atualização (informações divulgadas pela prefeitura):

Por volta do meio dia e meia desta terça-feira (24) funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SDAS) identificaram o início de um incêndio na área onde funcionava o antigo Lixão de Toledo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da própria Prefeitura foram mobilizados para conter as chamas. A área fica ao lado do atual Aterro Municipal. 
O Secretário da pasta, Neudi Mosconi, informou que no último final de semana as equipes da secretaria trabalharam intensamente para evitar o surgimento de qualquer foco de incêndio. Com uso de maquinários, foi espalhado terra para que a uma camada de terra protegesse os resíduos. 
“Infelizmente isso tudo não foi suficiente. Nós estamos cientes do problema e enquanto não conseguirmos tratar o resíduo de forma tecnológica esse tipo de situação deve persistir. O projeto que apresentamos para resolver a situação não só de Toledo, mas dos resíduos gerados em 30 municípios da região, não foi aprovado na Câmara de Vereadores”, explicou Mosconi. 
Segundo a coordenação do Aterro Sanitário, aquela é uma área que acumula gases e muita matéria inflamável. O fogo vai queimando mesmo por baixo das toneladas de resíduos armazenadas no local. Seria necessário aproximadamente 60 dias de irrigação para conter em definitivo todos os focos. Estima-se que nem 150 mm de chuva auxiliariam na resolução do problema, pois é necessário combater os elementos causadores que provocam reação na massa de resíduos. 
Uma reunião com órgãos e representações ambientais será marcada ainda para esta quarta-feira (25) para discutir os encaminhamentos cabíveis e viáveis, já que estamos em período de seca e estiagem. 
As chamas já foram controladas e as equipes da Prefeitura dão continuidade ao serviço iniciado pelos Bombeiros. No momento apenas muita fumaça no local. A fumaça pode conter resíduos tóxicos, pois foi depositado resíduo industrial e resíduo de saúde, além de pneus inservíveis por muitos anos no antigo Lixão.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais