CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretaria de Saúde recepciona profissionais de Pato Branco para compartilhar experiências

Secretaria de Saúde recepciona profissionais de Pato Branco para compartilhar experiências

A equipe de Educação em Saúde daquele município veio conhecer e buscar informações sobre o funcionamento da Residência Médica...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Secretaria de Saúde recepciona profissionais de Pato Branco para compartilhar experiências

Nesta terça-feira (24), o gerente da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, enfermeiro Gilson Fernandes da Silva, além do coordenador do Programa de Residência Médica, Dr. Marcelo Rodrigo Caporal, receberam profissionais da Secretaria Municipal de Pato Branco. Na oportunidade, a equipe de Educação em Saúde daquele município veio conhecer e buscar informações sobre o funcionamento da Residência Médica e também da Residência Multiprofissional desenvolvida em Cascavel.

Entre as profissionais do Sudoeste do Paraná, está a dentista Isabela Pickler Bonetti, que inclusive participou do Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria de Saúde de Cascavel, entre os anos de 2018 e 2019. Ainda acompanharam a visita à Escola de Saúde Pública, a médica Grasiela Hass Reis e Elys Regina Albani, coordenadora de Educação em Saúde do município de Pato Branco.

A Escola da Saúde Pública de Cascavel já é referência no processo de formação de novos profissionais para o mercado. Atualmente, 26 residentes (14 acadêmicos na residência multiprofissional e outros 12 acadêmicos na residência médica) exercem suas atividades com o olhar sobre a Estratégia de Saúde da Família.

Os residentes tem a supervisão de preceptores, tutores, docentes e coordenadores que fazem parte do corpo técnico de acompanhamento desses profissionais. “A experiência com a residência multiprofissional de Cascavel foi muito satisfatória para minha carreira de dentista, em conhecer e atuar na atenção primária. E agora na condição de servidora do município de Pato Branco, tenho levado todos os ensinamentos aqui vividos para o desenvolvimento das atividades àquela população”, enalteceu Isabela Pickel Bonetti.

“Estamos iniciando o processo de construção da residência médica e multiprofissional em Pato Branco, e a Escola de Saúde Pública, através dos seus representantes, foram receptivos e esclarecedores quanto à importância das formas de desenvolver o trabalho, por meio dos grupos de estudos, por exemplo, entre outras dicas valiosas na implantação da residência em nosso município”, exemplificou Dra. Grasiela Hass Reis.

“Nesse processo de implantação buscamos enaltecer programas de residências médica e multiprofissional que já estão em pleno desenvolvimento, e através do Gilson, nos proporcionou o compartilhamento de experiências e orientações importantes e que serão consideradas no nosso trabalho no sudoeste”, destacou Elys Regina Albani.

“É gratificante receber colegas de outros municípios e que atuam no campo da saúde e mais do que isso ser reconhecido pelo bom trabalho que estamos empenhando frente a Residência Médica, com o apoio integral da Escola de Saúde Pública. As visitas e a avaliação positiva do trabalho também fazem com que estejamos sempre atentos a qualidade com que executamos nossas tarefas para que os residentes tenham a melhor formação”, enfatizou Dr. Marcelo Rodrigo Caporal, coordenador do Programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde de Cascavel.

“A troca de experiência é muito importante, pois todos saem ganhando: não só os profissionais que atuam na rede pública de Saúde, mas também a população beneficiada com o atendimento de qualidade. O nosso olhar é coletivo para Estratégia de Saúde Família”, frisou Gilson Fernandes da Silva.

Gilson enfatizou que os editais para a nova fase das residências médica e multiprofissional de 2021 serão abertas nos próximos dias. Serão 08 vagas ofertadas para residência médica e outras 15 vagas para a residência multiprofissional.

Assessoria

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais