CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cascavel tem destinação correta para lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e pneus

Cascavel tem destinação correta para lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e pneus

Tanto o consumidor, como comerciante e fabricante são responsáveis pelo destino correto dos materiais...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

Publicidade
Imagem referente a Cascavel tem destinação correta para lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e pneus

Além de todo o resíduo sólido urbano que é produzido em Cascavel diariamente, o que chega a cerca de 300 toneladas por dia, há ainda outro tipo de lixo que precisa de um descarte especial, uma vez que ele pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde. O Município de Cascavel está preparado para receber esses inservíveis e garantir a destinação correta de itens como lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celular, pneus e óleos lubrificantes.

A destinação correta do lixo, incluindo a logística reversa obrigatória, é uma bandeira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel. Por essa razão, os cidadãos contam com locais apropriados para essa destinação, conforme a lei 12.305, que institui a política nacional de resíduos sólidos.

De acordo com a engenheira ambiental da Sema, Keila Kochem, a responsabilidade para a destinação desse tipo de resíduo é compartilhada, pois existe uma cadeia que envolve o produto. Dessa forma, tanto o consumidor, como comerciante e fabricante são responsáveis pelo destino correto dos materiais. “É muito importante que os cidadãos tenham essa responsabilidade de procurar um ponto e realizar a devolução desses resíduos especiais, porque a maioria deles apresenta algum componente que podem oferecer risco tanto à saúde das pessoas como ao meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, ao serem quebradas liberam um vapor de metal pesado de sódio e mercúrio, que pode causar problemas associados ao câncer e neurológicos e ainda comprometer o lençol freático. A mesma coisa acontece com as pilhas e baterias que possuem também metais pesados na composição. Então é fundamental que as pessoas executem a sua responsabilidade, faça o seu papel nessa cadeia e procure um ponto credenciado para devolver”, pontua.

=> CONFIRA ONDE FAZER O DESCARTE CORRETO: 

LÂMPADAS FLUORESCENTES:
DZ MATERIAIS ELÉTRICOS
Rua Cuiabá, 3117 – Neva
(45) 3220-9400

ELETRO LUZ
Avenida Brasil, 6817 – Centro
(45) 3225-1407

ELETROSUL MATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOS
Rua Osvaldo Cruz, 2855 – Centro
(45) 3038-1020

SUPER MUFFATO COMERCIAL
Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 1015 – Centro
(45) 4009-5200

BATERIAS DE CELULAR
As baterias de telefones móveis devem ser descartadas nas próprias lojas das operadoras como TIM, Claro, OI e Vivo.

PILHAS
As pilhassão materiais extremamente tóxicos devido aos metais pesados em sua composição. Em Cascavel, os materiais têm um ponto de coleta no Atacadão, que fica naAvenida Tancredo Neves, 3401, no Pioneiros Catararinense.  


PNEUS VELHOS

A destinação correta dos pneus, além da questão do lixo, também é importante por conta da dengue, visto que os resíduos podem ser criadouros do mosquito.

Onde levar?
Piettá Granulados, loja que fica na Rua Alba Vieira, 414, no Bairro Cataratas.

EMBALAGENS DE ÓLEO LUBRIFICANTE
Dentro da logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes, a destinação deve ser realizada na Loja Celus Ambiental, que fica na Rua Guaiás, 209, no Santo Onofre.

Assessoria

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais