CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Escola de formação do sistema prisional ganha sede própria
Foto: AEN-PR

Escola de formação do sistema prisional ganha sede própria

Localizado no centro de Curitiba, prédio tem espaços para formação do servidor e abriga também o Museu Penitenciário...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Escola de formação do sistema prisional ganha sede própria
Foto: AEN-PR

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) teve sua primeira sede própria inaugurada nesta quinta-feira (19), em Curitiba. O prédio, de três pavimentos, possui 2 mil metros quadrados e está localizado na região central da capital. Além de espaços para formação do servidor, o local abriga também o Museu Penitenciário.

“Uma iniciativa importante, um local para capacitar e formar os agentes públicos do Departamento Penitenciário”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. “Agora o Departamento Penitenciário do Paraná tem uma escola com espaço adequado, em um prédio que estava abandonado, sem uso. Isso traz um alento, um estímulo ao servidor”, afirmou.

PEDAGÓGICA – Segundo o diretor do Depen Paraná, Francisco Caricati, o objetivo sempre foi aprimorar o ensino, mas as condições estruturais e pedagógicas da escola eram limitadas. Por isso, além de uma sede própria, a Espen passa também por uma reestruturação pedagógica, que engloba, entre outras mudanças, o uso de plataforma de ensino a distância e a transformação da instituição em Escola Superior.

“Tínhamos uma escola muito precária, acanhada, e demos início a um projeto ambicioso. Hoje, esse prédio consolida essa mudança. Nossa intenção é qualificar cada vez mais o nosso servidor para que ele possa trabalhar e prestar um excelente trabalho na área de ressocialização”, afirmou Caricati.

A diretora da Espen, Marilza Hack, explica que a conquista da sede própria possibilitou um melhor acesso para os servidores, pois o prédio se localiza em área central da cidade, e  também ampliou a capacidade de atendimento. “Temos um auditório para ofertar as qualificação de forma adequada, além de um espaço para o Museu Penitenciário. Nosso principal objetivo era ter um espaço de referência, ter uma ruptura com a condição de precariedade”, enfatizou Marilza.

Os servidores podem esperar a Escola Superior para o próximo ano, segundo a diretora. “É o que estamos pleiteando após a conquista desse espaço e a reformulação pedagógica que possamos. Uma formação ao nível que o nosso servidor precisa e merece”.

LANÇAMENTO DE LIVRO – Durante o evento foi lançado, também, o livro Sistema Penitenciário e suas Dimensões Sistêmicas, que reúne artigos escritos por integrantes das forças de segurança pública e abordam temáticas que envolvem a execução penal. A obra, publicada na versão e-book, foi criada em homenagem ao Dia do Agente Penitenciário, comemorado no dia 13 de novembro.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento de inauguração o presidente do Conselho Penitenciário do Paraná, Luiz Henrique Magalhães Pampuch; o assessor de segurança do Depen, Josielson Fabrício; a ouvidora do Depen, Andrea Krawutschke Iera, servidores e instrutores da Espen.

As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN