
Depois de quatro eleições sem eleger mulheres, Câmara de Cascavel terá duas vereadoras
Uma delas foi a segunda pessoa mais votada, com 2.885 eleitores...
Publicado em
Por Mariana Lioto

Cascavel estava há 20 anos sem eleger uma mulheres vereadora. Ao longo deste período, algumas suplentes chegaram a assumir o mandato, mas nenhuma tinha tido voto suficiente para ser eleita de início e assumir o mandato completo.
A situação felizmente mudou em 2020 com duas mulheres entre os 21 vereadores.
A professora e pesquisadora Liliam Faria Porto Borges (PT), da Unioeste, fez o segundo maior número de votos, com 2.885 eleitores. Ela também é lider sindicalista e promete um mandato em prol do trabalhador.
A segunda mulher eleita foi Beth Leal, advogada, professora universitária e radialista. Ela fez 1.211 votos.
De acordo com levantamento feito pelo coletivo Leia Mulheres, ao longa de toda história, apenas 11 mulheres já ocuparam vaga na Câmara, 8 do total.
Em duas legislaturas de 1983 a 1988 e de 1989 a 1992 exerceram o mandato três vereadoras Egidia Covatti, Marlize da Cruz e Terezinha Depubel Dantas. Esse foi o maior número.
A última mulher eleita, Leonilda Risso, havia sido na eleição de 2000. Já a primeira mulher vereadora foi Eliza Simioni, na legislatura 1969 a 1972.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou

