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Tecnologia criada em Cascavel otimiza resgates e é referência para outras cidades do PR

Segundo Corpo de Bombeiros, tempo médio de chegada a locais de socorro é de cinco a dez minutos...

Publicado em

Por Fábio Wronski

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Quem já foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros sabe o quão importante é o trabalho prestado pela Corporação que, dia após dia, trabalha, se aprimora e se reinventa para prestar um serviço de excelência à população.

Com sede em Cascavel, o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros é responsável pelo atendimento a diversos municípios da Região Oeste, onde estão desmembrados dezenas de postos de atendimento.

Somente em Cascavel, por exemplo, são quatro bases, estas instaladas estrategicamente onde os militares ficam a postos esperando os chamados de urgência e emergência.

O procedimento de atendimento é muito prático. A partir do momento que a Central recebe o pedido de apoio, via 193, o socorro já começa a ser agilizado. Rapidamente, o médico de plantão conversa com as pessoas que estão próximas à vítima ou ocorrência, iniciando o deslocamento da viatura mais próxima.

Os pontos de saída das ambulâncias são da Região Central, na Rua General Osório, no Posto Tenente Edy, no Bairro São Cristóvão e no Posto Cabo Bonatto, no Bairro Pioneiros Catarinenses.

Conforme a região da ocorrência, a ambulância ou caminhão de combate a incêndio é mobilizado, sendo analisado, através da tecnologia de geolocalização, qual viatura está mais próxima.

Para este atendimento otimizado, o próprio 4º GB, através do Subcomandante, Major Amarildo Roberto Ribeiro, desenvolveu um sistema/aplicativo que está auxiliando nos socorros em Cascavel.

O SYSBM, como foi nomeado, é um programa de coleta e entrega informações, que facilita o trabalho dos Bombeiros, sendo no deslocamento, acompanhamento pela Central ou até transmissão de informações de vítimas e situação no local de ocorrência.

O aplicativo encaminha, via GPS, o local exato da ocorrência, permitindo a otimização do deslocamento e rastreio da viatura. Além disto, informações sobre ferimentos da vítima e veículos envolvidos em acidentes já ficam ligadas à Central, que, em conjunto com o Samu, dá o encaminhamento ao hospital de referência para o caso atendido.

Major Amarildo destaca que, toda esta tecnologia, junto à dedicação e profissionalismo dos militares, traz uma excelente média de tempo de atendimento e resgate, que hoje está entre cinco a dez minutos, muito abaixo da média Nacional.

O resultado, que já está sendo colhido em Cascavel, começou a ser exportado para demais Grupamentos do Estado, que também buscam a aperfeiçoar o atendimento à comunidade.

Infelizmente, exceções também ocorrem no setor de resgate e, em poucos casos, existem atendimentos simultâneos numa mesma região, assim, sendo necessário o deslocamento de uma equipe que está mais distante que o normal, atrasando, parcialmente, o socorro.

Hoje, através de colaboração do Estado, do Município e também da população, com a taxa de sinistro, Cascavel conta com três ambulâncias ativas e uma de reserva, além de contar com o apoio direto do Samu, que atua em parceria para melhorar o atendimento prestado.  

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