CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Juros fecham em alta em dia de leilão do Tesouro e indefinição de pacote nos EUA

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou em 3,27%, de 3,255% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os juros futuros fecharam em alta, mais pronunciada nos vértices longos, num pregão marcado por questões técnicas, dada a prolongada indefinição sobre o pacote fiscal nos Estados Unidos e aqui a ausência de notícias concretas da área fiscal ou da agenda de reformas. O Tesouro fez um leilão menor nas Letras do Tesouro Nacional (LTN), ainda assim bastante concentrado no papel mais curto (1/4/2021), e surpreendeu com a oferta de NTN-F oito vezes maior do que na operação anterior, vendida integralmente.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou em 3,27%, de 3,255% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro de 2023 em 4,65%, na máxima, de 4,585% no ajuste anterior. A do DI para janeiro de 2024 também terminou na máxima, a 5,74%, de 5,675% na quarta-feira, e a do DI para janeiro de 2025 subiu de 6,374% para 6,45%.

O DI para janeiro de 2027 encerrou com taxa de 7,37%, de 7,284%. A inclinação voltou a aumentar, com o spread entre os vértices de janeiro de 2022 e 2027 abrindo de 402 pontos-base ontem para 410 pontos nesta quinta.

O comportamento da curva durante o dia, com investidores na defensiva, destoou do desempenho positivo visto nas ações e no câmbio, em boa medida em função das operações relacionadas ao leilão.

“Tivemos emissão grande de papel longo, com as NTN-F bem demandadas. Daí o mercado fica se zerando em outros vértices, tivemos bastante troca de posições”, disse o gestor de renda fixa da Sicredi Asset, Cassio Andrade Xavier.

O Tesouro vendeu toda a oferta de 2,5 milhões de NTN-F, ante 300 mil na semana passada. Nas LTN, a oferta caiu de 28 milhões para 21,5 milhões, com venda de 21,242 milhões – a maior parte, 15 milhões, para 1/4/2021, data que já concentrava vencimentos de mais de R$ 300 bilhões.

No leilão de LFT, a instituição moderou o lote para até 500 mil, vendendo nesta quinta 369.200. O resultado foi um pouco melhor do que na operação anterior, quando elevou o lote para até 1 milhão, vendendo porém apenas 38%.

“O Tesouro pôs à venda menos LFT e mais NTN-F do que na semana passada. As que pagam Selic, poucas, e para depois de 2021. E LTN curtas. Essa é a aposta do Tesouro para o patamar das taxas das próximas rolagens. As taxas abriram”, resumiu o Banco Fator, em relatório assinado pelo economista-chefe José Francisco Lima Gonçalves.

Com a curva nos atuais níveis e algum interesse dos estrangeiros, os preços seriam atrativos à tomada de risco, mas há uma série de incertezas no radar. Nos Estados Unidos, a longa espera pelo pacote vai alimentando a percepção de que os democratas querem ganhar tempo até chegar mais perto da eleição presidencial, daqui a poucos dias.

No Brasil, se o clima entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro Paulo Guedes segue ameno, por outro lado, a perspectiva de avanço nas questões fiscais no curto prazo é pessimista. “Brasília está em silêncio e não devemos ter nada concreto nos próximos dias”, disse Xavier.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN